Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

História, Cultura e Aniversário

Cine Teatro faz 67 anos e recebe 2 mil visitas desde a última quinta-feira

Foto: Ednilson Aguiar

Cine Teatro faz 67 anos e recebe 2 mil visitas desde a última quinta-feira
Em 24 de maio de 1942 o Cine Teatro Cuiabá era inaugurado, com toda pompa e circunstância que uma obra do tipo traria a uma cidade na época. Um marco para a sociedade Cuiabana que, depois, teve que ver o local fechado desde a década de 90 até a semana passada. O Cine Teatro teve sua reestréia no último dia 21 com direito a fogos, canhões de luz e tapete vermelho, conduzindo os caminhos do passado à modernidade, mas sem perder história. E, desde então, já recebeu cerca de dois mil visitantes. Um presente – para ele, e para nós.


Sobretudo nas décadas de 50 e 60, o Cine Teatro Cuiabá foi o glamouroso ponto de encontro da sociedade cuiabana, com seus luxuosos salão de chá, cinema e teatro. Sua construção marcou a vida da cidade por dois principais motivos: primeiro porque foi um marco na construção civil do estado, saindo da taipa – tradicionalmente usada - e indo para o concreto armado. As inovações transcenderam até as linhas arquitetônicas do prédio, trazendo um novo estilo, Art Déco, geometrizado, de linhas simples, mas extremamente moderno e requintado.

O segundo motivo remete ao importante significado sócio-cultural que o Cine Teatro representou, com a construção de um novo ambiente de encontro da sociedade e de manifestação cultural. Antes dele, o único lugar que abrigava apresentações artísticas (teatros e saraus) era o Teatro Amor e Arte, cujo quintal seria o espaço da construção do Cine Teatro.

O filme exibido no local, lá no longínquo 24 de maio de 42, foi “A noiva caiu do céu”, uma produção da Warner Bros, com a atriz Bette Davis. Ainda mais importância foi dada ao acontecimento pelo fato de que o filme era inédito nas telonas brasileiras. Os cuiabanos sentiram-se privilegiados.
A construção do prédio deu-se durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, sendo Júlio Muller o interventor de Mato Grosso. O engenheiro responsável foi Cássio Veiga de Sá, pela construtora Coimbra Bueno, com projeto do arquiteto Humberto Kaulino. Essa foi mais uma das “Obras Oficiaes” de Vargas, que prezavam por implantar o moderno.

O Cine Teatro era bastante ousado e luxuoso para os padrões da época. Ele foi tombado a nível estadual em 1984 e atualmente pertence à Secretaria de Estado de Cultura. Atendeu ao público por mais de 50 anos, fechando as cortinas e apagando as luzes em meados da década de 90, provavelmente pela desvalorização da área central da cidade e a supervalorização da televisão. Agora, novamente aceso, o Cine Teatro vem com a idéia e o objetivo de entreter a população com qualidade e dar vazão às criações artísticas mato-grossenses, que estão sempre em uma árdua busca por espaço. Que as cortinas mantenham-se abertas.

LEIA TAMBÉM,

Governador reinaugura Cine Teatro e anuncia novos tempos

Final de Semana tem espetáculos no Cine Teatro Cuiabá
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet