Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Começa neste sábado (07/07) a Campanha de Vacinação Anti Rábica 2012 em Cuiabá

Neste sábado (07/07), a Secretaria de Saúde de Cuiabá, dá início à campanha de vacinação anti-rábica de 2012. De acordo com Alessandra Carvalho, coordenadora do Centro de Controle de Zoonosea, sob o slogan “Vamos Vencer Vacinando. Junte-se a nós!" a abertura deste sábado será uma espécie de alerta geral para a existência da doenças e seus perigos para a saúde dos animais e seres humanos.


"A raiva canina é uma das doenças mais graves, de caráter letal, e pode ser evitada por meio de vacinação periódica. A zoonose é transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, por meio da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana. Vacinar é a melhor forma de prevenir", conta ela.

Atualmente, segundo levantamentos técnicos feitos pelo CCZ e órgãos similares país afora, além dos cães, também os morcegos representam sério problema de saúde pública, pois mantêm em circulação o vírus rábico. "A presença de grande quantidade de morcegos é diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem. Além da vacina, a preservação do meio ambiente também contribui muito para a prevenção", aponta Alessandra.

Agora em 2012, a estratégia adotada pelo município de Cuiabá para combater a doença, segundo a Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente – CCZ, é o atendimento em posto fixo, realizado sempre aos sábados, das 8 às 17 horas, nas quatro regiões da cidade. Nesta campanha de vacinação animal em Posto Fixo é imprescindível a participação da população, no intuito de prevenir a doença nos seus bichos de estimação (cães/gatos) e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos, o que pode ser fatal. "Com a vacinação, preserva-se a saúde dos bichos e das pessoas com os quais eles convivem, além de outras".

A campanha instituída pela Secretaria de Saúde de Cuiabá foi dividida em quatro sábados, iniciando-se no Distrito Sul (07/07), Leste (14/07), Oeste (21/07) e Norte. "A cada sábado será disponibilizada uma média de 30 postos fixos, com a participação de 100 vacinadores, os quais se submeterão a um dia de atualização", detalha Alessandra. Já de segunda a sexta, das 8 às 17hs, o atendimento acontece normalmente no posto fixo do Centro de Controle de Zooonoses (Avenida Mário Palma, s/n, Ribeirão do Lipa). No quadro abaixo, a localização dos postos na região sul.

Maiores informações:
CCZ - Alessandra Carvalho (65) 3617.1680/1686
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet