Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política MT

INFRAESTRUTURA

Wellington volta a pedir inclusão da BR 163 até terminal da Ferronorte no PAC 2

O deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) voltou a solicitar ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a inclusão do trecho de 25 quilômetros da BR 163, na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O trecho liga Rondonópolis ao terminal de cargas da Ferronorte.


Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, Fagundes explicou que o projeto de duplicação deste trecho, entregue em 2011, já foi licitado e o projeto executivo encontra-se em fase final de análise para aprovação.

“A duplicação desses 25 km é de grande importância para Mato Grosso, pois contemplará um dos maiores corredores de tráfego de carretas da região sul do Estado. A previsão é que o fluxo de veículos no local seja em torno de 2.500 carretas por dia depois que o terminal for inaugurado”, informou.

De acordo com Fagundes, a obra no trecho será uma espécie de prolongamento da travessia urbana de Rondonópolis e da duplicação das BRs 163/364 entre Rondonópolis, Cuiabá e Posto Gil. No local trafegam diariamente, cerca de sete mil veículos, 60% deles de carga.

“São caminhões, bi-trens e treminhões que transportam os produtos produzidos no Estado para o sul do país, de onde são exportados. Depois que o terminal de cargas de Rondonópolis estiver pronto, o fluxo de veículos de cargas vindos da região norte do país, deve aumentar”, afirmou.

O parlamentar cobrou também agilidade no processo de licitação dos lotes das obras de duplicação.

“Em junho o ministro Paulo Sérgio esteve em Rondonópolis e participou de uma mesa redonda requerida por mim e realizada em parceria com as Comissões de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio e Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados. Na ocasião o ministro firmou junto à sociedade e representantes dos governos federal e estadual, o compromisso de licitar este mês oito trechos da duplicação”, salientou.

MT-040

Além da duplicação, o deputado enfatizou o trabalho que está sendo realizado para a pavimentação da MT-040, uma alternativa para quem sai da região sul do Estado em direção à Cuiabá, passando pelo pantanal. O projeto prevê que pela MT-040 trafeguem apenas carros pequenos, o objetivo é desafogar o trânsito das rodovias 163 e 364 durante as obras.

“Além de cortar o pantanal, a estrada passa pela colônia de Mimoso, lugar onde nasceu Marechal Cândido Mariano Rondon, patrono das telecomunicações do Brasil. Dessa forma, além de destacar o ecoturismo, a estrada ajudaria no fomento do turismo histórico do Estado”, acrescentou.


Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet