Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Planejamento estratégico de segurança pública é apresentado em Tangará da Serra

A Secretaria de Segurança do Estado (Sesp) apresentou, nesta sexta-feira (13.07), no município de Tangará da Serra (distante 242 km de Cuiabá), o Planejamento Estratégico para as Eleições Municipais 2012 às zonas eleitorais da região. Na quinta-feira (12-07), esse trabalho foi realizado no polo eleitoral do município de Sinop. Nesta segunda-feira (16.07) a apresentação está sendo realizada em Cuiabá.


Conforme o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, a iniciativa de visitar e apresentar o planejamento de segurança tem como objetivo estreitar ainda mais a relação existente entre o TRE e as forças policiais para o sucesso do processo eleitoral.

De acordo com o secretário adjunto da Sesp, Alexandre Bustamante, todos os setores da segurança pública já estão alinhados no que se refere ao planejamento operacional para as eleições deste ano. “Nossas unidades praticamente já finalizaram seus trabalhos, restando apenas realizar alguns ajustes, conforme a necessidade de cada município. Por isso, vejo de fundamental importância essa iniciativa do TRE em promover essas visitas pelas zonas eleitorais do Estado. É uma forma de alinharmos os trabalhos, em prol de um pleito tranquilo e seguro”, justificou Bustamante.

Durante a reunião, que ocorreu em um hotel da cidade, a Polícia Militar, por meio do tenente coronel Antônio Ribeiro Leite, apresentou os principais pontos de atuação, bem como o efetivo que deverá ser empregado durante o processo eleitoral, em outubro. Conforme o tenente coronel, serão 1.556 locais de votação em todo o Estado, sendo 1.123 situados no perímetro urbano e 433 em área rural.

Para maior eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos policiais militares, a instituição também está finalizando uma cartilha e um manual com regras de atuação de um policial durante as eleições. “São orientações com base na legislação eleitoral vigente, em que o policial deverá seguir para garantir total lisura e segurança nos trabalhos preventivos e repressivos durante o período que antecede às eleições, bem como no próprio dia da votação e apuração dos votos”, explicou Ribeiro Leite.

Conforme o delegado geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), o planejamento operacional da instituição contemplará todos os municípios do interior do Estado, exceto os que possuírem unidades da Polícia Federal. No total, serão deslocados 89 delegados, 33 escrivães e 123 investigadores, totalizando 248 policiais civis que sairão da sede onde estão lotados para exercer suas atividades em outra localidade. Os 67 novos delegados nomeados recentemente pelo Governo de Mato Grosso também atuarão nas eleições.

No planejamento do Corpo de Bombeiros está prevista a intensificação das fiscalizações de vistoria técnica nos lugares que terão concentração de pessoas. Durante as eleições, os bombeiros estarão distribuídos nas seções com maior número de eleitores, realizando a prevenção contra incêndio e pânico, auxílio, orientação e primeiros socorros.

Estiveram presentes na reunião autoridades representantes do TRE, Sesp, PM, PJC, Procuradoria Geral da Justiça, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Federal.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet