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Terça-feira, 21 de maio de 2024

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Auditoria Geral do Estado leva unidade de ouvidoria itinerante à Praça Alencastro

A Auditoria Geral do Estado (AGE), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria, realizou, na tarde desta quarta-feira (18.07), na Praça Alencastro, centro da capital, um trabalho de ouvidoria itinerante. A promoção ocorreu no contexto da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, evento organizado no Estado pela Secretaria de Direitos Humanos da...

A Auditoria Geral do Estado (AGE), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria, realizou, na tarde desta quarta-feira (18.07), na Praça Alencastro, centro da capital, um trabalho de ouvidoria itinerante. A promoção ocorreu no contexto da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, evento organizado no Estado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em parceria com o Governo de Mato Grosso.


A proposta, conforme destacou a secretária adjunta de Ouvidoria da AGE, Edilene Lima, foi o de ampliar ainda mais a divulgação dos canais de comunicação que a população matogrossense dispõe para falar com o poder público, bem como estimular a participação da sociedade na realização de denúncias nas mais variadas áreas, em especial, naquelas que tratam da violação dos Diretos Humanos no Estado.

De acordo com a secretária, além das unidades de ouvidorias setoriais localizadas nos órgãos e entidades da administração pública estadual, o Governo de Mato Grosso disponibiliza ainda o Fale Cidadão, uma ferramenta na internet para realização de denúncias, sugestões e pedidos de informações, que pode ser acessada por meio do endereço www.ouvidoria.mt.gov.br, bem como o número 161, para atendimento via telefone.

No âmbito da União, o Governo Federal coloca à disposição da população o Disque 100, telefone exclusivo para realização de denúncias relacionadas com a violação dos Diretos Humanos. A ferramenta, conforme frisou a ouvidora da SEDH, Dida Figueiredo, conta com mais de 100 atendentes capacitadas, sendo a ligação gratuita, tanto do telefone fixo quanto do celular, a qual pode ser realizada 24 horas por dia, sete dias por semana.

Conforme pontuou Dida Figueiredo, é fundamental que o cidadão não fique calado quando presenciar ou sofrer um ato de violação de direitos. “A denúncia é a forma mais eficiente para sabermos destas violações e tomarmos uma atitude”, pontou, acrescentando que a denúncia é automaticamente enviada aos órgãos responsáveis, como conselhos tutelares, ministérios públicos, delegacias e outros.


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