Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Qualificação estimula reingresso no mercado de trabalho

Acidentes de trabalho muitas vezes podem ser fatais para a carreira de um profissional. Diante disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), promove uma ação de reabilitação profissional entre os trabalhadores declarados incapazes de exercer a atividade de origem por conta de lesões e que são beneficiados pelo órgão federal. A iniciativa é responsável por oferecer cursos de qualificação gratuitos, no sentido de preparar o profissional para o reingresso no mercado de trabalho, em uma área de atuação diferente da que ocasionou o afastamento.



“Se um motorista sofreu lesões na coluna e não pode mais permanecer ‘atrás do volante’ por longos períodos, o Senai-MT pode, por exemplo, capacitá-lo para atuar como mecânico”, explica a coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas, Denise Molina. Segundo ela, o encaminhamento dos trabalhadores é feito pelo INSS, mas o curso adequado depende também de uma avaliação do Senai-MT, que considera principalmente a aptidão do candidato para desempenhar a nova função.

Para a responsável pelo setor de reabilitação profissional do INSS em Mato Grosso, Angela Nakao, as oportunidades de qualificação oferecidas pelo Senai-MT vieram ao encontro das diretrizes do órgão. “Uma das funções do INSS é promover cursos de capacitação. Nesse sentido, a parceria com uma instituição que é referência em educação profissional, como é o caso do Senai-MT, é de extrema importância”, avalia. Ela explica que, antes de encaminhar o beneficiado para o treinamento, são feitas diversas avaliações, inclusive psicológicas. “Trabalhamos para melhorar a auto-estima dessas pessoas, mostrá-las que ainda são capazes”.

REINGRESSO - Antes de oferecer a oportunidade de qualificação para os declarados incapazes para o trabalho, o INSS busca, dentro da empresa onde ocorreu o afastamento, uma nova função profissional. Caso não ocorra a reintegração, o trabalhador é encaminhado para um curso de qualificação. Durante o período em que participa do treinamento, o profissional continua a receber o seguro da previdência e, ao término, é avaliado para definir se está apto para o reingresso no mercado de trabalho, na nova função. Atualmente, cerca de 600 segurados do INSS esperam pela chance de participar de um curso de capacitação. Informações: (65) 3611-1560.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet