Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Controlando o fogo

Estado deverá manter a diminuição dos focos de incêndio e queimadas

Foto: Reprodução

Estado deverá manter a diminuição dos focos de incêndio e queimadas
Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Luis Henrique Daldegan, Mato Grosso teve uma diminuição de 74% nos focos de incêndio no ano de 2008 em relação a 2007. Com o período da seca começando, os trabalhos do Estado voltam-se para o objetivo de conseguir diminuir ainda mais o número de queimadas em 2009. As ferramentas principais serão o monitoramento e a responsabilização pelo crime de queimada.


Na manhã desta terça-feira, 26, teve início o “1º Encontro Interestadual para Enfrentamento da Seca – Pré-Seca 2009”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sema, por meio da Superintendência de Defesa Civil/Coordenadoria de Gestão do Fogo, tem por objetivo promover o encontro entre os diversos setores e atores responsáveis pelas ações de controle, prevenção, combate, pesquisa e fiscalização para traçar estratégias eficientes no enfrentamento das queimadas. Representantes de Mato Grosso, Acre e Rondônia participam do evento e que pela primeira vez é realizado no Estado.

O tenente-coronel Alessandro Borges, coordenador de Gestão do Fogo, explica que a principal competência do Estado é cuidar das suas unidades de conservação. “Esse é o trabalho principal. Mas, além disso, fazemos um trabalho também nos municípios, mais como fomentadores, para que cada cidade possa cuidar da sua área de atuação”, explica Borges.

Um grupo de bombeiros está sendo capacitado para atuar nos municípios, formando brigadistas. No mês de junho estão previstos para receber essa formação as cidades de Colíder, Barra do Garças, Sorriso, Querência e Nova Mutum.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil no Estado, Major Pereira, um trabalho preventivo vem sendo realizado desde o início do ano, com os municípios que apresentaram os maiores índices de queimada no ano passado, como Vila Rica, Confresa, Feliz Natal, Vera e outros.

Alessandro Borges explica que o papel da população é de peso fundamental. “O cidadão também é responsável. Não é só o Estado”. Por isso, o trabalho de prevenção torna-se essencial. “Temos um plano estadual e prevenção e combate às queimadas. Já começamos a trabalhar desde janeiro, consolidando o plano, revendo os trabalhos do ano passado. Trabalhando no período de chuva com a prevenção, educação ambiental”, explica o coordenador de Gestão de Fogo.

Borges diz que a programação é que no período mais crítico da seca, de 15 de julho a 15 de setembro (podendo se estender por mais 30 dias) será feito um trabalho de maior presença do Estado nas regiões mais problemáticas em relação às queimadas, além de campanhas veiculadas nas diversas mídias e de um trabalho intenso de atuação e repressão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet