Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Comunitários opinam e aprovam formato de Força Tática da PM

Todas vez que a Polícia Militar de Mato Grosso for desencadear operações em bairros da Grande Cuiabá, principalmente com a recém-criada Força Tática, o movimento comunitário será consultado. Além disso, as reuniões do Comando Geral da PM com as bases populares e organizações sociais irão ocorrer com maior freqüência, estreitando o diálogo com os comunitários.


O compromisso foi firmado pelo comandante geral da Polícia Militar, Coronel Antônio Benedito de Campos Filho, perante cerca de 400 presidentes de Associações de Moradores, Clubes de Mães e Conselhos de Segurança da Capital e de Várzea Grande, durante reunião na noite desta segunda-feira (26/0-5/09), promovida pela União Cuiabana de Associações de Bairros (Ucamb), na Casa do Comunitário.

Na reunião de trabalho, os líderes comunitários de diferentes segmentos tiveram a liberdade de criticar, cobrar e apresentar sugestões para melhoria da segurança. “Creio que foi uma das melhores reuniões que já fizemos para discutir o tema, nos últimos tempos”, avaliou o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, anfitrião do evento.

A opinião foi compartilhada pelo secretário geral da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), Paulo Sardinha, que deu ênfase ao novo formato das parcerias da PM com as comunidades.
Para o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira de Araújo, o governo Blairo Maggi tem demonstrado uma vontade política ímpar em ouvir, sempre, as comunidades.

Em sua explanação, Campos Filho classificou como imprescindível a participação da comunidade para melhoria do trabalho da PM e das forças de segurança, num contexto ampliado.

O comandante geral explica que as ações de policiamento nas áreas do Comando Regional I e II (Cuiabá e Várzea Grande) foram reforçadas com emprego de 21 equipes do serviço do Batalhão de Força Tática. Quinze equipes foram destinadas para a realização de barreiras, blitzes e revistas, na Capital, e outras seis equipes para reforçar as ações de policiamento ordinário em Várzea Grande.

Campos Filho observa que a unidade começou a atuar com 120 policiais, mas esse número será ampliado com a chegada de mais 40 homens que encerram, no dia 28 de mês, o curso de formação de soldados. “Vamos somar esforços para dar garantias de tranquilidade à população”, assegura o comandante.

As equipes de Forças Táticas dos batalhões instalados na Baixada Cuiabana passam a integrar o batalhão.

O comandante cita ainda que a unidade tem como premissa atuar em comunhão e reforçando as atividades operacionais desenvolvidas pelas Bases de Segurança Pública. São 12 unidades em Cuiabá e outras três unidades em Várzea Grande. Inicialmente é prevista a implantação do Batalhão no bairro Jardim Primavera, mas o local poderá ser mudado, lembra o coronel Campos Filho.

“Estamos abertos às comunidades, atuando dentro da premissa de parceria, no trabalho comunitário que vem sendo desenvolvido. Fica aqui um convite ampliação do diálogo”, pondera Campos Filho.

O vice-presidente União Varzeagrandense de Associações de Bairros (Univab), Júlio Reveles, destacou o esforço da Ucamb em buscar, sempre, melhorar a participação do movimento comunitário nas discussões de temas importantes para o Estado.

Estiveram na mesa de autoridades o secretário adjunto para Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira; o tenente-coronel Clarindo Alves Castro, do gabinete do comandaente; o Coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp, tenente-coronel Gley Alves Castro; o secretário geral da União Varzeagrandense de Associações de Bairros (Univab), Luiz Carlos de Sousa, com o vice-presidente Júlio Reveles; o presidente Sindicato dos Taxistas (Sintax), Toninho Bodnar; o diretor da Cooperativa dos Moto-fretistas (Coopermotos), Jerônimo Rodrigues; diversos os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e dirigentes da União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC) e da União dos Doadores Voluntáros de Sangue.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet