Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Na Sema

Comitiva da Suécia conheceu as ações do Estado na gestão ambiental

A comitiva liderada pela embaixadora da Suécia no Brasil estiveve Sema, conhecendo as ações desenvolvidas pelo Estado nessa área

A comitiva liderada pela embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, formada por doutores em Ciências Agrícolas, representantes de entidades não governamentais ligadas ao Meio Ambiente daquele país (institutos e empresas privadas) e representantes da Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, antes da audiência com o governador Blairo Maggi, na tarde dessa terça-feira (26) estiveram na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), conhecendo as ações desenvolvidas pelo Estado nessa área.


Participaram da reunião de trabalho, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alexander Torres Maia, o secretário de Planejamento e Coordenação, Yênes Magalhães, o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, os secretários adjuntos de Meio Ambiente, Salatiel Araújo e Afrânio Migliari, além de superintendentes e técnicos da Sema.

O secretário de Planejamento e Coordenação, Yênes Magalhães, fez uma breve apresentação sobre os números de Mato Grosso. O Estado, que possui três das principais bacias hidrográficas brasileiras (Bacia Araguaia, Platina e Tocantins), é responsável por 1,58% da produção brasileira e, nos últimos anos, vem apresentando um importante crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB).

Detentor da maior produção de soja e algodão do Brasil, e um importante rebanho bovino, o Estado é o campeão em recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, 1,8 milhões nos primeiros quatro meses deste ano. Com uma gestão pública transparente e eficiente, o Governo do Estado prima pela parceria com os diversos setores e a valorização do servidor público.

Em sua apresentação, Yênes Magalhaes destacou o programa MT + 20, um projeto que norteia as ações do Estado para os próximos 20 anos, com base em indicadores para todas as áreas e que pretende diversificar as estruturas produtivas e promover o adensamento das cadeias produtivas e as discussões em torno do projeto de Zoneamento Socioeconomico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso.

Sobre uma da questões levantadas pelos suecos, sobre a crise que atinge vários países, Yênes Magalhaes, explicou que o Estado não esta sofrendo os seus efeitos. “Isso porque Mato Grosso produz alimentos e serviços ambientais”, respondeu.

O secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, apresentou a estrutura da gestão florestal de Mato Grosso, e falou sobre algumas das principais questões que mobilizam a pauta ambiental em todo o mundo, como o pagamento por serviços ambientais e a recuperação de áreas degradas.

Com uma área de 906.807 km² onde está distribuída uma população de 2,8 milhões de habitantes, Mato Grosso está localizado na Amazônia Legal, uma extensão territorial de 5,09 milhões de km2. A Amazônia Legal representa 59,76% do território nacional, onde estão localizados 3,37 milhões de quilômetros quadrados de floresta. O Estado utiliza 32,7% do seu território para diversas atividades econômicas, sendo que em torno de 7,6% é utilizado para agricultura. Está no Mato Grosso 68% de toda a produção agrícola da Amazônia Legal.

Os representantes da Suécia, interessados na questão da recuperação de áreas degradadas e na viabilização de parcerias com o Governo do Estado na área ambiental e da agricultura, fizeram várias perguntas sobre os programas ambientais implementados pelo Estado. O secretário respondeu aos questionamentos e disse que a prioridade é fortalecer ainda mais a política e a gestão ambiental, por meio da implantação de programas como o MT Legal – que visa a regularização fundiária e ambiental -, que dê sustentação as ações em busca do desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida para a população.

“A visita da comitiva da Suécia a Mato Grosso é resultado da gestão do governador Blairo Maggi junto aos organismos internacionais, buscando parcerias que tragam ações positivas para o Estado”, salientou o secretário de Meio Ambiente.

Annika Markovic se disse bastante satisfeita com a visita a Mato Grosso. Ela elogiou as ações do governo mato-grossense em relação ao Meio Ambiente. Pela segunda vez a embaixadora visita o estado. “Mato Grosso e a região tem um grande potencial e um trabalho significativo de benefício e meio ambiente. Acredito que os membros da comitiva estão bastante interessados no que viram e, vão levar para a Suécia, com um grande interesse em firmarmos termos de cooperação em especial nas áreas de Meio Ambiente, Agricultura e Educação”, disse.

Acompanham a embaixadora, os membros da Agência Florestal Sueca, Johan Wester e Ulrika Wahstrom, a representante do Conselho Sueco de Agricultura, Camila Tolke, da Universidade Chalmers de Tecnologia, Martin Persson, os membros do Instituto Real de Tecnologia, Semida Silveira, e Maria Gómez, acadêmicos da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, Anders Malmer e Jonas Rönnlund, as 1ª secretárias na Embaixada da Suécia, Katarina Clifford, e Elin Kronqvist, o subsecretário de desenvolvimento da Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE), Daniel Vargas, o chefe de gabinete da SAE, Daniel Vila Nova, e o assessor técnico da SAE, Arthur Coimbra de Oliveira.

Depois de visitarem Mato Grosso, a comitiva segue para Manaus (AM), Rio Branco e Xapuri (AC). Eles irão conhecer os projetos que essas regiões também desenvolvem em reflorestamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet