Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Substância encontrada no sabonete pode danificar músculos, diz estudo

esquisadores da Universidade da Califórnia e do Colorado, nos EUA, apontam que um produto químico antibactericida usado em alguns tipos de sabonetes, pastas de dente, enxaguantes bucais, desodorantes e detergentes pode comprometer a função muscular.


O estudo analisou o comportamento de peixes e camundongos em relação à substância triclosan. Foram aplicadas doses semelhantes às que as pessoas usam no dia a dia. Os resultados aparecem na edição desta semana da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Segundo os autores, o composto impede as contrações musculares, o que diminuiu a velocidade do nado nos peixes e a força dos roedores avaliados. Ele atinge as fibras musculares esqueléticas e células cardíacas.

O professor Isaac Pessah, do Departamento de Biociências Moleculares na Escola de Medicina Veterinária em Davis, que pertence à Universidade da Califórnia, diz que o triclosan é encontrado na casa de quase todas as pessoas e pode ser um motivo de preocupação para a saúde humana e o meio ambiente.

Além dos produtos de higiene e limpeza já citados, a substância compõe a fórmula de roupas, roupas de cama, tapetes, brinquedos e sacos de lixo.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA estimou, em 1998, que mais de mil toneladas de triclosan fossem produzidas anualmente no país. Os resíduos do produto podem ser detectados em rios e mares, no organismo de animais aquáticos (como peixes e golfinhos), e no sangue, urina e leite materno de seres humanos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet