Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

ARTE

Dia do Ceramista é comemorado com exposição

Foto: blogspot

Dia do Ceramista é comemorado com exposição
No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista e para celebrar a data o Goiabeiras Shopping realiza uma exposição com obras de artistas oriundos da comunidade São Gonçalo Beira-Rio, reduto famoso pela grande produção de cerâmica.


A arte de fazer cerâmica é extremamente antiga. Explorações arqueológicas já encontraram fragmentos de peças com mais de 20 mil anos. A atividade consiste em transformar argila, que é um elemento fácil de moldar quando umedecido, em artefatos ou esculturas. Após secarem, as peças são submetidas a altas temperaturas para que se tornem bastante rígidas.

A artesã Cleide Rodrigues de Morais Antunes é uma das ceramistas que vai participar da exposição. Ela conta que nasceu no meio de uma família de artesãos e que começou a fazer peças em cerâmica a partir dos 10 anos. “Hoje a arte é a principal fonte de renda para mim. Toda minha família também está envolvida com o artesanato. Meus filhos, por exemplo, me ajudam a fazer o acabamento das peças. Eu estou muito satisfeita com o resultado deste trabalho”, comemora Cleide.

Júlia Rodrigues da Conceição também vai expor na mostra de cerâmicas e diz que em sua família o ofício passa de mãe para filho. “Minha avó já era ceramista e minha mãe trabalha com cerâmica há mais de 50 anos. Trabalho com artesanato desde os 11 anos e aos 13 já conseguia me sustentar. Hoje, além de continuar criando peças, também dou aulas em oficinas de cerâmica. Ensino desde a extração da argila até o acabamento da peça. Já dei aula em muitos municípios vizinhos a Cuiabá”, comenta. Ela diz que o forte de seu trabalho são as esculturas e que para concebê-las é preciso lidar com a sensibilidade, energia e concentração, o que a ajuda a manter o equilíbrio de sua vida.

O artesão Ozil Moraes de Moura também é da comunidade São Gonçalo Beira-Rio e vai expor suas peças no Goiabeiras Shopping. Como suas colegas de exposição, também veio de família de ceramistas e tem contato com o ofício desde pequeno. “Quando eu tinha uns 10 anos comecei a brincar com a argila e aos 15 o artesanato já era minha profissão”, revela. Ele conta que considera seu trabalho gratificante, pois além de ser o seu sustento, é também uma terapia. “Quando passo dois dias sem mexer com a cerâmica, sinto falta”, diz.

Auribela Rodrigues de Barros nasceu em Barão de Melgaço, mas mora na comunidade São Gonçalo Beira Rio desde os 7 anos de idade. Ela conta que desde cedo teve contato com a arte da cerâmica por causa de suas tias e há 15 anos fez do ofício sua profissão. “Em Cuiabá, a cerâmica é uma história de vida, que vem passando de geração para geração. É uma cultura que eu não quero que morra, que quero passar para os meus filhos gêmeos, de um ano de idade.”

Para Juracy Marcelina da Conceição a cerâmica foi uma forma de crescer na vida. Natural da comunidade São Gonçalo Beira-Rio também é de uma família de ceramistas. “Aos nove anos senti curiosidade pela atividade e comecei a mexer com cerâmica. Aos poucos, fui pegando o jeito e criando minhas peças. Aos 12, eu já vendia os produtos que fazia”. Assim como Juracy, Eloir Rodrigues de Barros também é da comunidade e veio de uma família de artesãos. “A família toda é ligada à produção de peças de cerâmica. Comecei a trabalhar com isso aos 12 anos, quando minha mãe começou a me ensinar”, comenta. Para ela, é um trabalho que funciona como terapia.

A Exposição de Cerâmicas começa na quinta-feira, 28 e vai até o dia 31, das 10h às 22h, no Piso Terréo do Goiabeiras Shopping. A entrada é gratuita.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet