Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

palmeiras

Com pior turno, Verdão precisa dobrar aproveitamento para não cair

O Palmeiras nunca havia feito um turno de Campeonato Brasileiro tão ruim quanto o atual, que terminou com 16 pontos em 19 partidas...

O Palmeiras nunca havia feito um turno de Campeonato Brasileiro tão ruim quanto o atual, que terminou com 16 pontos em 19 partidas e aproveitamento de apenas 28,1% dos pontos. A conta para não correr riscos na parte final da competição já está feita e é clara: o Verdão precisa, pelo menos, dobrar essa porcentagem de pontos conquistados para respirar aliviado e pensar só no planejamento para a Taça Libertadores de 2013.


O cálculo da comissão técnica é somar entre 28 e 30 pontos, num aproveitamento um pouco maior do que 50%. Isso significa pelo menos oito vitórias, e de quatro a seis empates. No turno inicial, foram quatro vitórias, quatro empates e 11 derrotas. O Verdão fechou sua participação na primeira metade do Brasileiro com dois resultados negativos – 2 a 1 para Atlético-GO e Santos.

Até então, a pior “perna” do Palmeiras na história dos pontos corridos havia sido no segundo turno de 2006, ano em que se livrou do rebaixamento graças ao bom desempenho na primeira parte do campeonato. Foram apenas 19 pontos somados em 19 jogos. O time terminou com 44, na 16ª colocação, uma acima da zona da degola.

Apesar da baixa pontuação em 2012, a situação não é tão ruim. O Palmeiras vem de título da Copa do Brasil e também de boas atuações. Na derrota para o Santos, por exemplo, o técnico Luiz Felipe Scolari fez elogios e disse que foi a melhor partida das últimas 20. Mesmo assim, fez o alerta:

- Temos de ficar preocupados, o torcedor também. Vamos entender essa preocupação e fazer com que a equipe melhore de produção já nos próximos jogos. Precisamos somar um número de pontos que nos deixe tranquilos, uns 44, 45.

O início de uma possível arrancada é nesta quarta-feira, quando o Verdão enfrenta a Portuguesa, às 20h30m (horário de Brasília) no Canindé, pela abertura do segundo turno do Brasileirão.

Flu de 2009 inspira

Há três anos, o Fluminense vivia situação semelhante à do Palmeiras. Apesar de ter bons jogadores, incluindo o artilheiro Fred, o time não conseguia engrenar e terminou o primeiro turno com 15 pontos, um a menos do que o atual Verdão – aproveitamento de apenas 26,3% dos pontos.

Sob o comando do técnico Cuca, o Flu ainda perdeu algumas partidas no início do segundo turno, mas teve reação fulminante nas rodadas finais: sete vitórias e três empates nos últimos dez jogos. No total, foram 31 pontos somados, 46 no total do campeonato, e a fuga do rebaixamento na última rodada, após empate em 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet