Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Músculos fortes e casa organizada ajudam a prevenir lesões e quedas

Situações simples do nosso dia a dia podem ser armadilhas e causar acidentes graves dentro de casa.


Objetos jogados pelo chão, fios soltos pela casa e piso escorregadio são alguns exemplos que podem provocar quedas e lesões graves no corpo.

As principais dicas para evitar esses acidentes são manter a casa organizada e praticar atividade física para fortalecer os músculos e os ossos. Com o corpo fortalecido, a pessoa tem melhor sustentação e equilíbrio e pode se proteger de lesões e quedas.

Para explicar melhor essas dicas, o Bem Estar desta terça-feira (28) recebeu o ortopedista Jorge dos Santos Silva e a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo.

Segundo o ortopedista Jorge dos Santos Silva, a maior causa das quedas é quando as pessoas tropeçam em objetos deixados pelo caminho, por isso a importância de deixar o ambiente organizado.

Como a primeira reação ao cair é colocar as mãos no chão, as quedas geralmente causam lesões nos punhos. Para recuperar totalmente essa região, pode levar até seis meses. Outra área que pode ser afetada é perto do ombro.

Mas, se as mãos não conseguire amortecer a queda, o quadril e a coluna podem ser afetados.

No caso do quadril, as lesões mais comuns são na cabeça do fêmur, principalmente em idosos que possuem ossos mais frágeis (decorrência de osteopenia ou osteoporose) e pouco equilíbrio para amortecer as quedas com as mãos ou joelhos.

Já as lesões na coluna demoram para cicatrizar e o paciente precisa ficar imobilizado.

Fora essas três regiões, as quedas podem provocar contusões, escoriações, entorses no tornozelo, fratura de rótula do joelho, além de deixar a pessoa com o medo de cair novamente.

Mas, além da atividade física, os especialistas recomendam também a alimentação rica em cálcio, o que ajuda a manter os músculos e os ossos fortalecidos.

Com os músculos fortalecidos – principalmente os membros inferiores –, o indivíduo tem mais sustentação. Exercícios que movimentam as pernas, como caminhadas, corridas e dança, são uma boa forma de evitar tombos e tropeços e proteger os ossos.

Os idosos são as maiores vítimas das quedas e, segundo um levantamento feito em 2011 pela Secretaria Estadual de Saúde, esses acidentes chegam a matar até 4 idosos por dia no estado de São Paulo. Isso acontece porque, conforme a pessoa envelhece, os ossos ficam mais frágeis e porosos.

Os mais velhos, além de diminuir a ingestão de cálcio e se expor menos ao sol (principal fonte de vitamina D, importante para os ossos), têm os ossos mais quebradiços por conta do processo natural de envelhecimento.

É por essa razão que apresentam mais risco de sofrer um acidente grave em uma queda dentro ou fora de casa. Mas é importante alertar que as quedas podem acontecer em qualquer idade e isso reforça a importância do cuidado com o ambiente e com alguns hábitos.

Segundo a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo, por exemplo, o ideal é não ter tapetes em casa, principalmente os menores que são mais leves e fáceis de escorregar. Mas, se a pessoa gostar muito desse tipo de decoração, o ideal é usar um antiderrapante por baixo.

Fora isso, utilizar escadas, esconder os fios soltos e deixar a casa iluminada também pode auxiliar na prevenção de acidentes.

São pequenas mudanças no dia a dia que podem fazer grande diferença na saúde da sua família. Em caso de acidente e emergência, é só ligar para o Samu no 192.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet