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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

MT terá caderno específico para tratar a educação infantil

Um caderno específico para educação infantil será escrito para complementar as Orientações Curriculares, coletânea de documentos subsidiadores de práticas pedagógicas no Estado de Mato Grosso. O trabalho de formatação deve se iniciar no próximo ano e será elaborado conjuntamente entre a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB/Centro-Oeste). O tema foi debatido durante o IV Encontro Regional do MIEB-CO/Seminário Estadual de Educação Infantil realizado no período de 29 a 31 de agosto, em Cuiabá.


Tecendo uma breve avaliação histórica durante o evento, a assessora especial da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), Rosa Neide Sandes de Almeida, cita que muitos estados desobrigaram-se a observar a infância no processo educacional limitando a uma atuação assistencialista.

“Falamos de Educação Básica, da continuidade de uma política de educação, e o Estado tem o dever, a responsabilidade de agir. Se quisermos toda criança lendo e escrevendo aos oito anos é preciso trabalhar a base. Nossas Orientações já contemplam a educação infantil, mas queremos uma discussão mais profunda e participativa. Um caderno específico será um norte para os profissionais. O brincar, o cantar possuem respaldo pedagógico”.

Ciente de que muitos investimentos são necessários para que o acesso à educação infantil seja garantido no País de forma geral, Rosa Neide defende estratégias conjuntas e pontua que o Plano de Ações Articulada (PAR) é uma importante ferramenta do Ministério da Educação (MEC). “Talvez seja, a melhor estratégia no que tange a reestruturação da rede física. O PAR possibilita investimentos no pedagógico, na formação do profissional, para ampliação estrutural e de acesso ao transporte”.

Mestranda pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) defendendo uma tese que debate a formação do profissional para atendimento as especificidades da criança, a professora Menilce Silva, avalia que mais investimentos devem ser feitos ainda na academia. “Entendo que é incipiente. O conhecimento deve ser mais pormenorizado, com respeito à identidade dessa criança”.

A premente a necessidade de elaboração de um conteúdo regional que ajude a nortear atividades pedagógicas em Mato Grosso. A avaliação é da diretora da Escola de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, Jeane de Souza Cintra. “Quando sentamos para a elaboração de nosso planejamento pedagógico não localizamos material com a identidade regional, o que dificulta o processo de atendimento. É preciso o investimento em formação dos profissionais, o que irá refletir no atendimento das crianças e de suas especificidades”. Jeane é diretora de uma creche que atende a 225 crianças (de zero a seis anos) na cidade de Mirassol D'Oeste.
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