Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

2.400 crianças assistem peça teatral sobre sustentabilidade em Sapezal (MT)

O Teatro Mata Viva, projeto de educação ambiental do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF, iniciou suas atividades na última quinta-feira, 30/08, no município de Sapezal no oeste de Mato Grosso. A iniciativa consiste em apresentações teatrais sobre conscientização e preservação do meio ambiente destinadas ao público infanto-juvenil. O programa conta com gestão estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída pela BASF, e ocorre em parceria com o grupo O TELHAR Agropecuária, que apoia o projeto desde sua primeira edição no Estado de Mato Grosso, em 2010, quando reuniu mais de 2.000 alunos de Primavera do Leste.


Para esta edição, estão previstas 16 apresentações teatrais gratuitas entre os dias 30 e 31 de agosto e no mês de setembro nos dias 3, 4, 5, 6, 10 e 11, que deverão reunir aproximadamente 2.400 estudantes, com idade entre seis e 12 anos oriundos, principalmente, da rede pública de ensino do município. “O objetivo é transmitir a mensagem sobre a importância da sustentabilidade de forma lúdica, já que estamos falando de um público composto por crianças e adolescentes. Esse conhecimento, com certeza, tornará esses jovens mais conscientes e críticos sobre o tema”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da FEE.

O Teatro Mata Viva tem por objetivo estimular os jovens a refletir sobre seu papel em relação à preservação do meio ambiente, por meio do conhecimento socioeducacional proposto. “A iniciativa visa fomentar a cultura e a conscientização ambiental, oferecendo algo além de entretenimento”, argumenta Dieter Schultz, gerente de Serviços e Sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF.

“Ações de educação ambiental como essas, desenvolvidas pelo Programa Mata Viva, são essenciais para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e direitos em relação à preservação ambiental”, observa Glaydson Rufino Ribeiro, gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunidade de O TELHAR, que está comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, seja com seu sistema inovador, que estiluma o empreendedorismo no campo, ou através da promoção do capital social nas comunidades em que opera.

O Programa Mata Viva desenvolve ações de educação ambiental e readequação ambiental, incluindo a recuperação de matas ciliares e nascentes de rios em biomas de Mata Atlântica e Cerrado. Desde o início, o programa já diagnosticou mais 45 mil hectares de área em 121 propriedades rurais e já plantou mais de 730 mil mudas em 439 hectares, sempre em parceria com cooperativas agrícolas de importantes regiões produtoras do País. Já as ações de educação ambiental, que incluem atividades em escolas públicas, capacitação de professores e a conscientização de jovens - das quais o Teatro Mata Viva faz parte – somam mais de 70 mil pessoas impactadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet