Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

teste pioneiro

Teste pioneiro em Brotas, SP, ajuda a identificar se bebês têm língua presa

Um teste pioneiro realizado em Brotas (SP) ajuda a identificar se bebês têm a língua presa. O problema dificulta a amamentação e é uma das causa do desmame precoce.Brotas é a única cidade no Brasil a realizar essa avaliação, denominada ‘teste da linguinha’.Disponível para as 25 crianças que nascem, em média, por mês na única maternidade do município, o exame é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um teste pioneiro realizado em Brotas (SP) ajuda a identificar se bebês têm a língua presa. O problema dificulta a amamentação e é uma das causa do desmame precoce.


Brotas é a única cidade no Brasil a realizar essa avaliação, denominada ‘teste da linguinha’. Disponível para as 25 crianças que nascem, em média, por mês na única maternidade do município, o exame é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os bebês de até seis meses são avaliados pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, que criou o exame. Primeiro, ela observa como a criança mama e filma tudo para examinar melhor.

Ao avaliar a pequena Ana Júlia a especialista percebeu que a bebê está fazendo força para se alimentar. Martinelli verificou o movimento da língua da criança e a posição do frênulo (pele abaixo da língua) e então descobriu que a menina tem a língua presa. A bebê foi encaminhada para uma cirurgia chamada ‘pique’, que consiste em um pequeno corte nessa pele.

Preocupação

Hoje com um ano, o pequeno Mateus foi motivo de preocupação quando nasceu. A mãe dele, Bruna Suellen dos Santos, conta que precisava amamentá-lo de a cada 15 minutos. Um teste confirmou que ele tinha a língua presa e por isso era difícil sugar o leite.

“Quantas mães não deixam de amamentar o seu filho achando que o problema é o leite. Nunca vai imaginar que é um probleminha na língua”, relata a dona de casa.

Outro que teve problemas foi o ator Rangel de Oliveira, que viveu o policial Tito em ‘Sete Pecados’, novela de 2008 da Rede Globo. Quando ele era bebê, mamava em intervalos muito curtos. Ele só corrigiu o problema da língua presa dois anos atrás com uma cirurgia, porque o defeito estava atrapalhando a carreira.

“Era uma alteração de frênulo, mas em determinadas ocasiões, dava uma imprecisão na fala. Se na minha época existisse o teste da linguinha, teria sido tranquilo, porque eu só teria feito o pique e não teria transtorno nenhum na minha vida”, afirma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet