Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Representantes de Roraima conhecem novas funcionalidades do Fiplan II

Representantes da área contábil do governo de Roraima estão em Cuiabá participando da apresentação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que faz parte da segunda versão do Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado), que será implantada pelo governo de Mato Grosso a partir do dia 1º de janeiro de 2013.


Nesta quarta e quinta-feiras, 05 e 06 de setembro, as atividades serão realizadas na sede do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) com foco nos aspectos técnicos do sistema - requisitos e negócios do Fiplan. As apresentações foram iniciadas na segunda-feira (03/09), no auditório da Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso (Sefaz/MT). Na terça-feira (04) os técnicos da Sefaz demonstraram como pode ser elaborado o PCASP.

O acordo firmado entre as Secretarias de Fazenda dos dois estados e o Cepromat, garante aos contadores da Sefaz de Roraima o acesso ao plano de contas e à tabela de lançamentos automáticos do Fiplan, proporcionando assim a troca de conhecimento e experiências geradas ao longo da elaboração do novo plano de contas.

Intuito

A proposta do evento é permitir que o PCASP/MT sirva de base para a customização e elaboração do PCASP/RR. O Fiplan, sistema adotado pelo governo estadual para Planejamento, Contabilidade e Finanças Públicas, foi considerado o software com melhor solução aos Estados e à União, devido à amplitude de atendimento das necessidades contábeis.

O software é utilizado pelo governo de Roraima desde 2010. O estado da Bahia também usa a ferramenta contábil. Outros 17 estados demonstram interesse em adquirir o sistema.

Vantagens

Segundo o gerente de Projetos do Cepromat, Weber Souza, a cooperação entre governos tem sido muito vantajosa para todos. “Essas parcerias têm permitido ao Cepromat expandir a área de atuação, atendendo a clientes de fora do Estado e ao mesmo tempo, ajuda a ambos a aprimorarem conhecimentos por meio da troca de informações tecnológicas”, explica.

Expectativas

De acordo com o diretor de Relacionamento com o Cliente do Cepromat, Luciano Bigatão, está em processo de negociação a implantação da versão II do Fiplan em Roraima. “O governo de Roraima já conhece nosso sistema e sua eficiência, por isso acredito que o Fiplan II seja adotado no exercício 2013 desse estado”, enfatiza ele.

Para o presidente do órgão, Djalma Soares, a busca por informações por parte do governo de Roraima só confirma o potencial estratégico do sistema. “Oferecemos um software moderno e altamente eficaz. A vinda da comitiva ao Estado possibilita o conhecimento antecipado das novas funcionalidades do software, e a exemplo de Mato Grosso, eles também vão estar adaptados às regras estabelecidas ao PCASP quando trabalharem com a nova versão do Fiplan”, ressalta.

Além de representantes da contabilidade geral do Estado integram o grupo de Roraima servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SECD), Fundeb, Fundo Estadual de Saúde (Fundes), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas (TCE).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet