Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Conflito

Paulo Lessa intervém junto a ministra por posseiros de terras indígenas

Foto: Aprosum

Paulo Lessa intervém junto a ministra por posseiros de terras indígenas
O secretário de Estado de Diretos Humanos, Paulo Lessa, se comprometeu a intervir junto à ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) pelos posseiros que estão ocupando a terra indígena Marãiwatsédé a fim de tentar evitar que haja um derramamento de sangue na região com a desintrusão de não-índios do local, conforme determina decisão judicial da Primeira Vara Federal de Mato Grosso.


Moradores da gleba Suiá Missú bloqueiam BR-158 no interior de MT

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que os encaminhamentos já estão sendo feitos para a ministra. Paulo Lessa se reuniu nesta semana com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), prefeitos da região do Araguaia e representantes da Associação de Produtores da Gleba Suiá Missú, para tratar do conflito no local onde estão mais de cinco mil pessoas.

Enquanto isso, segue desde a madrugada de ontem bloqueio em trecho da BR-158, na região do distrito de Novo Suiá, ou Estrela do Araguaia, de Alto Boa Vista (1064 km de Cuiabá). A região é de difícil acesso. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o posto mais próximo fica a cinco horas do local. No distrito, existe apenas um posto da Polícia Civil que conta com três homens.

A desocupação da área está prevista para o início do mês de outubro, através da Força Nacional. A retirada dos não índios preocupa a classe política e as lideranças da região pela resistência já anunciada dos produtores rurais.

O Governo do Estado já se posicionou com uma permuta de terras com a Funai e a proposta foi recusada inicialmente pelo Governo Federal.

Ocupação da área

As terras foram ocupadas pelos não índios na década de 1960, a área foi desmembrada e parte dos títulos da fazenda Suiá Missú foi vendida, onde foram instalados os assentamentos.

Em 1993 teve início o processo de demarcação do que seria a área de ocupação indígena. Após um estudo da Funai, a região foi demarcada como reserva indígena de Maraiwatsede. O Tribunal Regional Federal determinou a retirada dos produtores, mas eles questionam o processo de demarcação. A área se tornou um conflito judicial entre produtores e índios Xavantes.

Associação

O bloqueio é comandado pela Associação dos Produtores Rurais da Área Suiá Missú, que foi fundada em 1992, para representar os produtores rurais da área de 165.000 mil hectares, localizada nos Municípios do Alto Boa Vista, São Felix do Araguaia, na demanda judicial, que ocorre com a demarcação e homologação da área, como terra indígena em 1998.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet