Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo cria exame que indica perigo de calcificação no sangue

A causa número 1 de morte em pacientes com doença renal crônica é, curiosamente, o coração, e a calcificação vascular é uma das principais preocupações nesses casos. Agora, pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, criaram um teste que pode identificar perigosos depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos desses pacientes. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira no Journal of the American Society of Nephrology (JASN).


Pessoas com doença renal crônica costumam ter níveis de cálcio altos demais no sangue devido a falhas nas funções dos rins e aos efeitos de medicamentos. Esse excesso pode causar a calcificação de vasos e tecidos, o que pode levar à morte. Até agora, os médicos não tinham como determinar o risco de calcificação de um indivíduo, o que mudaria com o novo teste.

Os cientistas descobriram que o sangue de roedores com deficiência em uma proteína que inibe a calcificação e o sangue de pacientes com doença renal crônica são parecidos, ao contrário de pessoas saudáveis, e criaram um teste para identificar a falta dessa proteína.

"Nosso teste pode identificar pacientes com risco de desenvolvimento de calcificação e pode vir a ser uma importante ferramenta para identificar e testar inibidores da calcificação e para prover a base para tratamento e monitoramento de pacientes que recebem esses inibidores", diz Andreas Pasch, autor do estudo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet