Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Sesi articula implantação em Cuiabá de projeto para jovens em situação de exploração sexual

O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, estará nesta terça-feira (11) em Cuiabá para uma reunião de articulação para implementar o projeto ViraVida na capital mato-grossense. A iniciativa é voltada a jovens com idade entre 16 e 21 anos que vivem em situação de exploração sexual. O encontro será às 10h, na sede Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), e contará com a presença do presidente em exercício Jandir Milan, e gestores do Sistema Fiemt.


Criado em 2008, o programa oferece capacitação profissional, atendimento psicossocial e educação continuada às vítimas de abuso ou exploração sexual. O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, tendo beneficiado mais de 2.200 jovens no país. Hoje, ele está sendo desenvolvido em 16 estados, abrangendo 19 cidades. De acordo com presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, a maioria dos jovens atendidos pelo projeto chega à situação de exploração sexual comercial por falta de oportunidade e para mudar esse quadro, além da articulação da iniciativa privada, é necessário o apoio do governo, por meio das secretarias municipais e estaduais, conselhos tutelares e demais instituições ligadas à infância e juventude.

Para 2012, a meta é levar o projeto a todas as cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014, restando apenas a implementação em Cuiabá. O objetivo é oferecer oportunidades, por meio da capacitação profissional, a jovens e adolescentes em situação de exploração sexual. No total, 1.304 alunos concluíram os cursos e 832 estão em processo de formação. Dos formandos, 749 estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.

PROJETO - O ViraVida é dirigido a jovens de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas a trabalho doméstico, abuso sexual, gravidez precoce e dependência química. Para atingir esse público, o projeto recebe o apoio de todo o Sistema S, associações, Ongs e instituições idôneas conhecidas pelo atendimento ao público com esse perfil.

Em parceria com a Rede de Enfrentamento, o projeto garante atendimento integral aos alunos, incluindo tratamento médico e odontológico, orientação jurídica, obtenção de documentos pessoais e atendimento psicossocial – extensivo às famílias.

O ViraVida foi premiado como uma das 50 melhores práticas em atuação no País e pode ser considerado uma ação específica de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais informações no site do projeto: http://www.viravida.org.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet