Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Angela Merkel comemora acordo de aquisição da montadora Opel

A chanceler alemã, Angela Merkel, comemorou neste sábado (30) o acordo entre o grupo automobilístico General Motors (GM) e a fabricante de autopeças Magna para a aquisição da Opel.


"O acordo oferece uma perspectiva de futuro para a Opel e dá uma oportunidade aos trabalhadores, merecedores dela, sobretudo porque eles não são os responsáveis por uma situação decorrente da má gestão da General Motors nos Estados Unidos", declarou Merkel.

A chanceler afirmou que as negociações das últimas semanas foram árduas e colocaram à prova a relação transatlântica.

Merkel disse ainda que ontem falou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e que ambos se comprometeram a dar tudo de si para que as negociações terminem bem.

Segundo a chanceler alemã, a insolvência da Opel nunca foi uma opção, apesar de o ministro da Economia, Karl-Theodor zu Guttenberg, ter dito que considera a venda da marca para a GM e a Magna uma operação muito arriscada para os contribuintes.

"Eu cheguei a uma conclusão diferente da do ministro e acho que podemos assumir os riscos. Mas também é preciso dizer que o papel de um ministro da Economia é colocar o dedo na ferida e chamar a atenção para os riscos", disse Merkel sobre a diferença de opiniões no governo.

A imprensa alemã informou que, durante as negociações entre a GM, a Magna e os Governos alemão e americano, Guttenebrg ameaçou renunciar se a proposta para que a Opel declarasse insolvência não fosse aceita.

O acordo alcançado entre as partes abre caminho para que o Estado alemão libere até 1,5 bilhão de euros em créditos para que a Opel evite ser arrastada pela falência da GM americana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet