Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Fora da Euro, Soldado marca no fim e dá vitória à Espanha contra a Geórgia

Todos esperavam pelo retorno de David Villa, ausente em jogos oficiais da seleção desde o ano passado por conta de uma fratura na tíbia. Mas o técnico Vicente del Bosque optou por Roberto Soldado como centroavante titular da Espanha para a estreia nas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2014. A paciência se estendeu ainda por 86 minutos diante de um futebol pouco criativo. Valeu a pena esperar. Cortado do grupo campeão da Eurocopa na lista final, o atacante do Valencia livrou a Fúria de um tropeço contra a Geórgia e definiu, aos 41 do segundo tempo, a vitória por 1 a 0, nesta terça-feira, em Tbilisi, pela segunda rodada do Grupo I.


Como a chave tem cinco participantes (França, Bielorrússia e Finlândia são os outros candidatos), sempre uma seleção descansará a cada rodada - o primeiro avançará direto, enquanto o segundo irá para a repescagem. Na abertura, na última sexta-feira, o papel coube justamente à atual campeã mundial, que somou desta forma os seus primeiros três pontos, igualando-se à Geórgia (derrotou os bielorrussos por 1 a 0). Franceses também somam três, mas ainda receberão a Bielorrússia.

Caso o gol não saísse, a Espanha perderia uma sequência impressionante de triunfos em fase de grupos das eliminatórias. O último empate ocorreu no dia 7 de setembro de 2005, já no fim da campanha para o Mundial de 2006 - desde então, somou 12 vitórias, exceção ao empate com a Eslováquia na repescagem. A última derrota, então, aconteceu em 3 de março de 1993, quando a Fúria caiu para a Dinamarca, por 1 a 0.

Os comandados de Del Bosque voltam a atuar pelas eliminatórias em um mês. No dia 12 de outubro, o adversário será a Bielorrússia, fora de casa. A Geórgia visitará a Finlândia na mesma data.

Giorgi, inspiração na Geórgia

Por mais clichê que possa parecer, Giorgi Loria conhecia como ninguém as traves que defendia. Goleiro do Dínamo Tbilisi desde 2005, ele foi o principal nome do primeiro tempo entre Geórgia e Espanha no Boris Paichadze Stadium. Não foi um massacre, é bom ressaltar. A Fúria, que iniciava sua caminhada na defesa do título conquistado em 2010, encontrou dificuldades na criação e esbarrou em uma linha defensiva de seis atletas georgianos. E olha que Andrés Iniesta - Bola de Ouro da Eurocopa e o melhor jogador do continente na última temporada - e o sempre categórico Xavi estiveram em campo.

Fernando Torres, por sua vez, começou no banco de reservas por opção de Vicente del Bosque. Curiosamente, o responsável por deixar o Chuteira de Ouro da Euro fora foi alguém que sequer fez parte do grupo campeão na Polônia e Ucrânia: Roberto Soldado, do Valencia, dispensado na última lista.

O companheiro de clube do brasileiro Jonas teve a melhor oportunidade, cara a cara com Loria, aos 45 minutos. O goleiro cresceu em sua frente e fez a defesa, repetindo o feito de um minuto atrás, quando salvou a Geórgia em chute de longe de Xavi. Os visitantes ainda chegaram com grande perigo aos 27, com David Silva - o jogador do Manchester City acertou a trave esquerda de Loria.

Pouco criativa, Fúria só marca no fim

Pouco mudou para a etapa final. Ou melhor, a Geórgia deu o troco e também chegou à sua bola na trave aos nove minutos, quando Amisulashvili obrigou Iker Casillas a torcer - e respirar aliviado. O lance foi um alerta para que Del Bosque colocasse a Fúria ainda mais avançada, com Pedro no lugar de Busquets. Destaque do Arsenal neste início de temporada, o meia Santi Cazorla foi outra novidade ao longo da segunda etapa, mas pouco produziu. Inclusive depois de Loria se lesionar e acabar substituído por Kvaskhvadze, aos 27 minutos.

Também com Fàbregas, a Fúria partiu para o desespero nos minutos finais. Ocupou todo o campo ofensivo, girou a bola como manda o figurino. E, principalmente, jogou a bola na área. Em uma das poucas jogadas que funcionou, Cesc Fàbregas recebeu no lado direito da grande área e rolou para o centroavante completar. Mas, definitivamente, uma vitória com mais cara de alívio do que empolgação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet