Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Parceria entre Estado e Município reduz em 70% índices de criminalidade

Desde que foi criada, em 3 de agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública de Rondonópolis (Semasp) reduziu, no primeiro mês de atuação, 70% dos índices de criminalidade, além dos acidentes de trânsito na cidade. A Secretaria é a primeira criada no Estado em parceria com a prefeitura.


Segundo dados divulgados pela Polícia Militar de Rondonópolis, em 30 dias, os crimes contra a vida caíram de 31 ocorrências registradas no mês de julho para 18 ocorrências registradas no mês de agosto. Os furtos tiveram queda de 138 ocorrências registradas no mês de julho para 108 ocorrências registradas no mês de agosto; os roubos diminuíram de 145 ocorrências registradas no mês de julho para 110 ocorrências registradas no mês de agosto e acidentes de trânsito de 182 casos em julho para 164 em agosto.

Para o comandante regional adjunto da Polícia Militar de Rondonópolis, tenente-coronel PM Walter Silveira dos Santos, após a implantação da Semasp a unidade obteve melhora na capacidade operativa. “Trabalhamos com nove viaturas por dia no serviço ordinário e mais duas viaturas no serviço tático. Com o implemento de 11 viaturas da Semasp, conseguimos dobrar a nossa capacidade de atuação, impedindo que o criminoso tenha liberdade para praticar crimes”, falou.

A Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública de Rondonópolis foi criada pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Rondonópolis com o objetivo de apoiar as atividades ostensivas e preventivas de segurança pública, visando reduzir e conter o criminalidade na cidade. A Semasp é formada pelo Núcleo de Apoio a Logística e Recursos Humanos, Núcleo de Assuntos Comunitários, Divisão de Projetos Sociais, Divisão de Atenção às Drogas e a Coordenação de Defesa Civil.

A Semasp inovou na forma de atuação e implantou a atividade delegada, que utiliza os agentes de segurança pública, no seu horário de folga, para prestar serviços para o município. Atualmente 230 policiais militares, 72 policiais civis e 40 bombeiros desenvolvem a atividade delegada em Rondonópolis. Os agentes trabalham seis horas por dia. “Assinamos um Termo de Cooperação Técnica que permite que o policial, na hora de folga, trabalhe com o seu uniforme, com o armamento, preste o serviço e receba pela prefeitura”, explica o secretário municipal de Apoio à Segurança Pública, o tenente-coronel BM Vanderlei Bonoto Cante.

Os agentes de segurança pública realizam policiamento ostensivo, atendimento pré-hospitalar e ações de prevenção, através dos projetos sociais e de atenção às drogas. “Os policiais utilizam os nossos veículos para fazer o policiamento ostensivo, blitz e a integração com os moradores”, esclarece Bonoto.

Outra novidade implantada pela Semasp são as viaturas equipadas com celular para receber as ligações dos moradores. “O programa teve resultado positivo porque conseguimos fazer uma ligação direta do morador com o policial que circula naquela área. As pessoas ligam para nós e fazem denúncias nos ajudando a antecipar as ações”, disse o secretário municipal.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, avaliou como positiva a implantação da Semasp. “Depois de implantada a Semasp, diminuiram as ocorrências na cidade. O principal fator responsável pelo sucesso do projeto é a integração, que colabora para a diminuição dos índices de violência”, disse.

O secretário também falou sobre a possibilidade de parcerias com outras prefeituras. “Com base no projeto e na metodologia de jornada voluntária adotada, podemos implantar o projeto em outros municípios de Mato Grosso”, declarou.

Projetos sociais

Para evitar que crianças e adolescentes de Rondonópolis se tornem vítimas da criminalidade, a Semasp desenvolve os projetos sociais Bombeiros Mirim e o Atleta Cidadão.

O projeto social Bombeiro Mirim é desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis. Atualmente, atende 120 adolescentes que participam do projeto Projovem. No projeto os alunos participam de aulas de educação ambiental, primeiros socorros, educação física, ordem unida, entre outras atividades, no Corpo de Bombeiros.

Outra atividade social é o Atleta Cidadão. Os estudantes das escolas municipais participam de aulas de karatê dentro da unidade escolar. O projeto foi implantado em três escolas localizadas em bairros com maior índice de violência e onde as crianças estão em situação de vulnerabilidade. Cerca de 500 crianças participam das aulas. O Atleta Cidadão é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet