Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Representantes das cidades-sedes debatem a sustentabilidade na Copa

Começou nesta quarta-feira, em Brasília, a segunda edição do seminário "Copa 2014: Oportunidades para a Sustentabilidade Urbana", promovido em parceria pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Esporte. Em dois dias de evento, representantes das 12 cidades-sedes apresentarão inciativas de desenvolvimento sustentável tomadas na preparação para o Mundial.


- Nelson Rodrigues dizia que, no futebol, o pior cego é aquele que só vê a bola. O futebol tem uma dimensão muito maior que simplesmente a prática esportiva (...) e nosso objetivo é despertar a criatividade, não só científica e tecnológica, mas também empresarial, para que, a partir da Copa, sejam criadas experiências e projetos que ajudem as cidades, o Brasil e o mundo a ter uma vida mais sustentável - disse o ministro Aldo Rebelo na abertura do evento.

Na primeira edição do seminário, realizada em setembro de 2011, em Manaus, foram apresentadas inciativas sustentáveis de sucesso em grandes eventos como as Copas do Mundo de 2010 (África do Sul) e 2002 (Coréia do Sul e Japão), além das Olimpíadas de 1992 (Barcelona). Um ano depois, será a vez dos representantes das cidades-sedes da Copa de 2014 apresentarem os projetos que desenvolveram neste período.

São 22 propostas que abordam, por exemplo, a revitalização urbana, melhoria no trânsito, redução na emissão de gases poluentes e formas eficientes de uso da energia. Além da apresentação dos projetos que já estão sendo desenvolvidos, o seminário também promoverá um debate entre os representantes das cidades e especialistas brasileiros e estrangeiros no tema.

- A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para o Brasil estabelecer liderança na área ambiental. É importante associar os investimentos que estão sendo feito a práticas sustentáveis, que deixarão um legado para as cidades do país - afirmou a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis.

A aplicação de medidas de sustentabilidade nos estádios da Copa é uma dos principais focos dos organizadores. Todas as arenas que estão sendo erguidas para o Mundial deverão contar com certificados de construção sustentável. Inciativa que, possivelmente, se tornará uma exigência da Fifa para a construção de estádios para eventos futuros.

- Sustentabilidade é um tema de grande importância para a Fifa e para o COL (Comitê Organizador Local), de tal maneira que já assumimos o compromisso de fazer com que essa Copa seja uma das mais sustentáveis e que sirva de exemplo para as demais Copas - completou a representante da Fifa no evento, Paula Gabriela Freitas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet