Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Testes de DNA ajudam na descoberta de 4 espécies de morcego na África

Testes de DNA ajudam na descoberta de 4 espécies de morcego na África
Pesquisadores da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, identificaram quatro novas espécies de morcegos-ferradura no leste da África, principalmente em Uganda, Quênia e em Moçambique, com a ajuda de testes de DNA.


Os cientistas pensavam que os quatro animais pertenciam a uma única espécie, o morcego-ferradura de Hildebrandt (Rhinolophus hildebrandtii), descrito pela primeira vez em 1878.

Mas após realizar análise dos sonares desses animais (mecanismo natural utilizado pelo mamífero voador para orientação que se parece com gritos), onde foram notadas diferenças nos sons, além de análises genéticas e comparações entre os crânios, ficou constatado que se tratava de novos animais.

As novas espécies são o morcego-ferradura-Cohen (Rhinolophus cohenae), morcego-ferradura- Smithers (Rhinolophus smithersi), o morcego-ferradura-de-Moçambique (Rhinolophus mossambicus) e o morcego-ferradura-do-Monte-Tabu (Rhinolophus mabuensis).

De acordo com os pesquisadore,s essas espécies são muito antigas, tendo passado por evoluções ao longo dos últimos 5.200 anos. O estudo que descreveu os novos mamíferos foi publicado na última semana na revista científica “PLoS ONE”.

Portraits of (a) Rhinolophus smithersi species novo, and (b) Rhinolophus mossambicus species novo, two of four new cryptic species described herein within the R. hildebrandtii complex.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet