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Sábado, 04 de maio de 2024

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Cresce procura pelos novos serviços da Delegacia Virtual

Em oito meses, a Delegacia Virtual da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso registrou quase 30 mil acessos ao sistema de registro de boletim de ocorrência pela Internet. Foram 22.958 boletins de ocorrências encaminhados aos usuários, de um total de 28.509 acessos ao site www.delegaciavirtual.mt.gov.br.


Em 2011, a Delegacia Virtual recebeu mais de 45 mil acessos. Quase 36 mil pessoas tiveram registros de ocorrências validados pelos técnicos da Virtual e 9.829 ocorrências não foram validadas por inconsistência nos dados mencionados.

Neste ano, o sistema da Delegacia Virtual foi totalmente reformulado para melhor atender o cidadão, com comodidade e agilidade no serviço de confecção de boletim. Desde o dia 05 de maio de 2012, o site está mais simples de operar e passou a oferecer mais possibilidades de registro ao usuário. Agora todos os tipos de furtos simples, sem violência física ou violação ao patrimônio, podem ser registrado pela Internet, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia de polícia física e aguardar atendimento presencial.

Pela Delegacia Virtual o cidadão, a qualquer momento, horário, no ambiente de trabalho ou em sua residência, utilizando um computador com Internet pode registrar boletins de ocorrências de furtos simples, fazer denúncias, comunicar desaparecimento de pessoas, localização de pessoas e consultar lista de pessoas desaparecidas.

A coordenadora da Delegacia Virtual, investigadora Benedita Maria Vasco Reis, garante que o cidadão já se acostumou com a nova versão. Conforme ela, somente depois da implantação da versão 2 da unidade virtual houve a procura de cerca de 10 mil pessoas pelos novos serviços. Isso representa aumento de 70% no acesso. “Mês a mês está aumentando o registro. Isso significa que as pessoas estão se adaptando ao novo sistema e que não tendo dificuldade para fazer a comunicação”, analisa.

A nova versão da Delegacia Virtual garante mais usabilidade ao site, pois oferece maior possibilidade de registros com diferentes tipos de comunicação de furtos simples e/ou extravios documentos de materiais específicos como eletrônicos, animais, eletrodomésticos, itens de veículos e outros, além das opções que já eram oferecidas, que estavam restritas apenas a comunicação de furto ou extravio de placas de veículos, celular, documentos, pessoas desaparecidas e denúncias.

Ao entrar no site, no ambiente “Serviços ao Cidadão” e no campo “Registro de Ocorrência” a tela traz explicações do que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta. O roubo por ser caracterizado pela violência física ou grave ameaça à vítima não é possível registrar pela Internet, pois há necessidade de encaminhamentos de perícias e outras providências.

“Quando a opção não constar na lista basta a apenas selecionar outros para continuar o registro de furtos, desde que não tenha havido violência ou grave ameaça à pessoa”, explica a coordenadora da Delegacia Virtual, investigadora Benedita Maria Vasco Reis.

Após o registro da ocorrência pela Delegacia Virtual, o cidadão pode acompanhar pelo site o andamento da ocorrência enquanto estiver sob a responsabilidade da Delegacia Virtual. Por essa mesma opção é possível também imprimir a ocorrência registrada. A confirmação da ocorrência validada é enviada ao e-mail do usuário no período máximo de quatro horas.

O site também traz opções de tirar dúvidas com uma série de perguntas e respostas, proporciona interatividade com o cidadão (fale conosco) e telefones de emergências da Polícia Civil (197), Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Defesa da Mulher (180).

Para as novas expansões da Delegacia Virtual já está sendo estudada a inserção de mapas para localização de delegacias, mapas de pontos da cidade, pessoas desaparecidas com foto, conversão do sistema para outros idiomas como o inglês e o espanhol, expandir outras comunicações como o acidente de trânsito sem vítima.
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