Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

RO integra estudo que vai analisar emissão de gases na Amazônia

RO integra estudo que vai analisar emissão de gases na Amazônia
Durante 30 dias a qualidade do ar de Rondônia será monitorada por especialistas que vão sobrevoar os cinco estados que integram a Amazônia Legal, para analisar os prejuízos causados pelas queimadas. O trabalho está sendo realizado pela Estação de Monitoramento de Porto Velho, em parceria com uma aeronave britânica do Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido. Mais de 60 cientistas do Brasil e do Reino Unido estão envolvidos no projeto.


A expedição é realizada pela Organização Britânica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para avaliar o grau de influência das queimadas da Amazônia no Aquecimento Global e da qualidade do ar no país.

Para o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo, esse projeto deve colaborar para uma melhor qualidade de vida da população. “Nós observamos que as concentrações de ozônio e de material particulado são de duas a três vezes maiores do que os máximos valores permitidos pela legislação brasileira. Então, a população de Porto Velho está respirando uma atmosfera não saudável, muito acima do permitido”, explica Artaxo.

Durante os 30 dias, pesquisadores vão quantificar a emissão de gases poluentes provenientes das queimadas, por meio do projeto Análise Sul Americana de Queimada da Biomassa (Sammba).

A escolha dos meses de setembro a outubro para a realização dos estudos se dá pelo fato da Amazônia ter apresentado um aumento nos focos de incêndio em 2012, tendo registrado mais de 141 mil ocorrências entre janeiro e setembro deste ano. Em 2011, no mesmo período, mais de 50 mil casos foram confirmados.

Em Porto Velho o experimento está sendo realizado simultaneamente na Estação de Monitoramento, que existe há três anos na cidade e no avião britânico, que deve ficar na cidade até sexta-feira (21). Acre, Amazonas, Pará e Mato Grosso, além de Rondônia, farão parte do estudo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet