Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Alcoólicos Anônimos completa 39 anos em Mato Grosso

Ainda em clima de contida euforia em sediar e pelo êxito da XVIII Convenção Nacional de Alcoólicos Anônimos, realizada em Cuiabá entre 06 e 08 de setembro, a irmandade comemora nesta quarta-feira, 19 de setembro, 39 anos de existência aqui em Mato Grosso.


Em 1973, ela foi instalada no Estado por um advogado vindo de São Paulo, de nome Eloy T. Para tornar a irmandade e o programa conhecidos em Cuiabá, ele teve inicialmente a ajuda fundamental de quatro pessoas não alcoólicas: o médico Wlademir Olavarria de Pinho, da advogada Leila Francisca de Souza, do jornalista Eugênio de Carvalho, falecido este ano, e da radialista e então diretora da Rádio Bom Jesus de Cuiabá, Aurora Chaves, também já falecida.

Hoje existem em Mato Grosso cerca de 50 grupos em 28 municípios, sendo 17 em Cuiabá e quatro em Várzea Grande. O número de membrosn o Estado é estimado em cerca de 1.500.

No Brasil, A.A. foi fundada em 05 de setembro de 1947, no Rio de Janeiro. Em nível mundial, a irmandade é considerada a data de 10 de junho de 1935 como a de sua fundação. Ela ‘nasceu’ na cidade de Akron, Ohio, (EUA), depois de uma conversa entre dois alcoólatras, um advogado e corretor da bolsa de Valores de Nova Iorque, Bill Wilson e um médico cirurgião, Bob Smith, que começaram a conversar sobre suas experiências no alcoolismo e como manterem-se sóbrios.

A irmandade existe hoje em mais de 150 países e conta com mais de dois milhões de membros, reunidos em cerca de 100 mil grupos que são a base de A. A.

Desde 1.967, o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença incurável progressiva e fatal. É de características física, mental e espiritual. Não existe hoje nenhum tipo de medicamento para curá-la, embora milhares de clínicas e instituições religiosas e filantrópicas trabalhem na tentativa de conter a compulsão pela bebida.

O programa sugerido pela irmandade a quem nela ingressa é simples: evitar o primeiro gole de qualquer tipo de bebida ‘só por hoje’, ou nas próximas 24 horas. O único requisito para se tornar membro de A. A. é o desejo de parar de beber. O ingressante não precisa dar seu nome completo, seu endereço, referências, ou apresentar qualquer documento. Para ser membro de AA não são cobradas taxas, ou mensalidades. Como irmandade, A.A. não entra em qualquer controvérsia pública; não apoia nem combate qualquer causa, mesmo que o tema seja ligado ao alcoolismo, por exemplo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet