Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

campus agitado

Restaurante é invadido e estudantes almoçam de graça como protesto

01 Jun 2009 - 13:37

Da Redação/Kelly Martins e Lucas Bólico

Foto: Lucas Bólico/Olhar Direto

Estudantes impedem entrada e saída de veículos na UFMT

Estudantes impedem entrada e saída de veículos na UFMT

Depois de impedirem a entrada e saída de veículos da Universidade Federal de Mato Grosso, os estudantes invadiram o Restaurante Universitário, o R.U, como forma de protesto contra a privatização. Mais de 300 alunos foram até o local, pegaram as bandejas, e pressionaram os funcionários do restaurante à liberarem a comida de graça, que é, normalmente, vendida pelo valor de R$ 1 real.


No primeiro momento, os serventes e funcionários do restaurante conseguiram recolher para a cozinha algumas panelas cheias de comida que estavam expostas. No entanto, minutos depois, eles cederam a pressão dos estudantes e liberaram o almoço de graça. Segundo o universitário,  Lehu Wanio (21), acadêmico de Ciências Sociais, e um dos líderes do movimento, alega que a manifestação é na tentativa de mobilizar a Reitoria contra o novo modelo de vestibular (Vestibular Unificado) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a qual reclama da participação ínfima dos estudantes.

No entanto, os estudantes afirmam que aguardam audiência com a reitora Maria Lúcia Cavalli, e que deverão continuar com as manifestações caso não sejam atendidos.

Repressão e violência

Os estudantes reclamam também, que estão sofrendo repressão e retaliações na universidade. João Batista Alves (27), é acadêmico do curso de Filosofia, e conta que foi espancado juntamente com outros dois amigos, na última quarta-feira (27), e registrou Boletim de Ocorrência.

Ele disse ao site Olhar Direto que cinco homens armados teriam abordado ele e os amigos, por volta das 04h30, dentro do camping. Há informações também de outros estudantes teriam sido abordados pos seguranças terceirizados da UFMT e agredidos fisicamente, sem nenhuma explicação.

“Precisamos acabar com a arbitrariedade e ainda com o novo modelo de segurança que estão tentando implantar aqui, já que não temos nenhuma segurança”, declarou ao Olhar Direto. Ele disse que vai acionar a UFMT judicialmente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet