Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

sem efeito

TCE anula relatórios de auditor preso pelo Gaeco em flagrante de extorsão

Foto: Reprodução

TCE anula relatórios de auditor preso pelo Gaeco em flagrante de extorsão
O Tribunal de Contas do Estado decidiu anular os relatórios de auditoria realizados no exercício de 2012 pelo Auditor Público Externo Hermes Dall’Agnol, preso em flagrante na semana passada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual pelo crime de concussão (extorsão praticada por servidor público).


Os relatórios feitos por ele foram tornados sem efeito por decisão da Corregedoria-Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O auditor responde a Processo Administrativo Disciplinar instaurado para apurar suposto desvio de função.

Auditor do Tribunal de Contas é preso em flagrante por extorsão

A medida foi adotada pelo corregedor-geral, conselheiro Antonio Joaquim, para garantir segurança em relação ao trabalho desenvolvido pelo órgão de controle externo de Mato Grosso. Todos os documentos e informações produzidos pelo auditor sob suspeita serão desconsiderados e refeitos pela equipe técnica do TCE-MT.

Levantamento realizado pela 4ª Secretaria de Controle Externo do TCE-MT, onde o profissional estava lotado, aponta que deverão passar por revisão os relatórios de auditoria realizados nos municípios de Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa. A decisão teve o respaldo do conselheiro Waldir Teis e dos conselheiros substitutos responsáveis pela relatoria de processos originários da 4ª Secex.

Ato contínuo, a Corregedoria-Geral o afastou das atividades relativas ao controle externo enquanto perdurarem os trabalhos da comissão de inquérito encarregada de apurar os fatos. Dall’Agnol foi colocado temporariamente à disposição do setor administrativo e teve suspensa sua senha de acesso aos sistemas e arquivos de rede até a conclusão final do processo.

De acordo com os promotores do Gaeco, quando foi preso, o servidor público estaria exigindo a quantia de R$ 40 mil do presidente da Câmara Municipal de Jaciara, Adilson Costa França, para emitir relatório favorável da auditoria referente às contas do exercício 2012, de modo a não apresentar irregularidades durante seu julgamento em 2013.


Atualizada

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet