Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AMM vai participar de Feira de Tecnologia e Inovação em Cáceres

Os avanços tecnológicos e as inovações implementadas pela atual diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM serão apresentados em um painel durante a Feira Empresarial de Tecnologia, que será realizada em Cáceres, de 10 a 14 de outubro. A feira será realizada durante a 47ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cáceres – Expocáceres. A agroindústria como alternativa econômica também será tema debatido no painel, que será apresentado por representantes da equipe técnica da AMM. Será também instalado um estande para apresentar aos participantes os principais serviços oferecidos pela instituição aos municípios.


O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, destaca que o desenvolvimento econômico e social dos municípios depende de soluções inovadoras para driblar a constante falta de recursos que compromete a capacidade de investimento em setores prioritários para a população. “Muitas dessas soluções estão fundamentadas em políticas e ações baseadas em ciência, tecnologia e inovação. Por isso, a diretoria da AMM pautou muitas ações nesses fundamentos com o objetivo de auxiliar os prefeitos e oferecer alternativas para os municípios”, afirmou.

Em um ano e meio de atuação, existe uma série de ações da associação que mantêm uma relação direta com os preceitos da ciência e tecnologia. Os projetos de engenharia elaborados primam pela redução de custos e eficiência tecnológica para um melhor aproveitamento de recursos federais e estaduais. Um dos destaques são as plantas de agroindústrias, que visam fomentar o desenvolvimento dos municípios com base em suas vocações e potenciais.

A iniciativa visa industrializar a produção primária e oferecer alternativas econômicas principalmente a municípios classificados com economia exaurida ou moderada, categorias que compreendem 102 cidades mato-grossenses. A AMM elabora modelos de agroindústrias de abatedouro de aves, bovinos, suínos, laticínio, despolpadeira, farinheira, Casa do Mel, entre outros.

Os projetos, que são repassados aos prefeitos já aprovados, ajudam a industrializar a produção primária, como a pecuária, hortifrutigranjeiros, entre outros. A criação de um polo de confecções para industrializar o algodão em Mato Grosso e agregar valor à produção também é uma das ações em andamento com foco no desenvolvimento regional.

A criação do Sistema de Acompanhamento de Gestão – SGA, mais conhecido como Cartão Prefeito, é outra ação da AMM visando uma gestão mais eficiente. Entre as diversas funções gerenciais dessa ferramenta, destaca-se o acompanhamento sistemático da prestação de serviço aos municípios. O sistema permite o planejamento de ações e a contabilidade de custos dos serviços executados.

O mapa desenvolvido pela AMM para traçar um perfil econômico dos municípios também se configura como uma inovação à medida que pode ajudar a atrair investidores para o estado, além de servir como um instrumento para direcionar as políticas de incentivos fiscais adotadas pelo governo.

Completam a lista de avanços da associação o lançamento da TV Município, que divulga ações da instituição e das prefeituras, em um programa semanal, o Jornal Oficial Eletrônico, que garantiu maior autonomia para os municípios publicarem suas próprias matérias, entre outros.

Programação - A programação da feira também inclui palestras com professores mestres e doutores da Unemat, UFMT, Ifet, bem como apresentação de projetos do Senac, Sesc, Sesi, Senai, Secitec, Zona de Processamento e Exportação-ZPE e aproveitamento do Distrito Industrial de Cáceres, Sebrae, entre outros. Na área de energia renovável, o evento contará com a presença da empresa brasileira/espanhola no setor de aproveitamento energia solar – Fitovoltaica, entre outras organizações.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet