Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Com R. Carlos como estrela, Rússia anuncia 11 cidades-sede para Copa

A Copa do Mundo de 2018, na Rússia, terá 11 cidades-sedes. Neste sábado, em evento realizado em Moscou que teve o ex-jogador brasileiro Roberto Carlos como uma das atrações, a Fifa anunciou que 11 municípios e 12 estádios abrigarão partidas do Mundial, o primeiro da história a ser realizado no Leste Europeu.


No total, 13 cidades disputavam o direito para sediar a Copa do Mundo na Rússia. Ao final, houve uma divisão do país em quatro áreas geográficas, e os municípios escolhidos foram: Moscou - única com dois estádios, o Luzhniki e o Spartak (área central); São Petersburgo e Kaliningrado (área norte); Nizhny Novogorod, Kazan, Samara, Saransk, Volgogrado (área do Volga); Rostov-on-Don e Sochi (área do sul); e Ekaterinburgo. Acabaram preteridas, assim, Krasnodar e Yaroslavl.

No Brasil, onde o próximo Mundial será realizado em 2012, serão 12 sedes: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Alegre. Na África do Sul 2010 foram nove: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Johannesburgo, Nelspruit, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburgo.

O anúncio sobre a Copa do Mundo de 2018 foi realizado neste sábado em Moscou. O evento durou duas horas foi transmitido ao vivo pela emissora local Channel One e pelo site da Fifa, contando com um grande número de personalidades russas do esporte e da música.

Presidente da Fifa, Joseph Blatter fez um discurso de introdução no qual disse "boa noite" em russo e mostrou empolgação ao dançar e agitar a bandeira do país. "É a primeira vez que a Copa do Mundo será organizada no Leste Europeu. Estivemos na Ásia, na Coria do Sul e no Japão, na África do Sul, no Brasil e agora vamos para a Rússia. Deve ser um grande sucesso. Tenho que fazer um cumprimento ao comitê (organizador) russo pelo profissionalismo com que começaram a trabalhar", disse o dirigente.

A divulgação das cidades-anfitriãs era realizado por meio de um envelope aberto por personalidades em um palco montado em um estúdio. No papel, lia-se o nome do município em russo e em inglês, enquanto que um repórter acompanhava a festa em cada cidade que era confirmada como palco do Mundial. Em São Petersburgo, por exemplo, houve queima de fogos para comemorar a notícia.

O ex-lateral esquerdo Roberto Carlos, que se aposentou dos gramados em 2012 pelo Anzhi Makhachkala e atualmente é diretor do clube, participou de todo o evento. Apresentado como "campeão da Copa do Mundo de 2002" e dono de um chute que "voa no ar", o brasileiro subiu ao palco e ajudou a abrir o envelope das cidades de Nizhny Novogorod, Samara e Rostov-on-Don.

Atual técnico da seleção masculina de futebol da Rússia, o italiano Fabio Capello também marcou presença na cerimônia, que incluiu ainda uma entrevista gravada com o presidente russo, Vladimir Putin.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet