Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ajuda

Vírus pode ajudar a tratar tipo de câncer de mama, aponta estudo

Um vírus da família da varíola mostrou, em estudo com ratos, potencial para tratar um dos tipos de câncer de mama, chamado triplo-negativo – ou TNBC, na sigla em inglês .Pesquisadores do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, em Nova York, apresentaram os resultados nesta segunda-feira (1º), no Congresso Clínico Anual do Colégio Americano de Cirurgiões, em Chicago.

Um vírus da família da varíola mostrou, em estudo com ratos, potencial para tratar um dos tipos de câncer de mama, chamado triplo-negativo – ou TNBC, na sigla em inglês .


Pesquisadores do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, em Nova York, apresentaram os resultados nesta segunda-feira (1º), no Congresso Clínico Anual do Colégio Americano de Cirurgiões, em Chicago.

Esse vírus, chamado GLV-1h164, pertence ao gênero Vaccinia e foi capaz de matar tumores induzidos em cobaias. O vírus foi escolhido por ser semelhante ao da varíola, que já foi usado em vacinas em milhões de pessoas no mundo todo.

Segundo a principal autora, Sepideh Gholami, do Centro Médico da Universidade Stanford, na Califórnia, os cientistas infectaram células cancerígenas humanas e, dentro de quatro dias de tratamento viral, mais de 90% delas foram mortas.

Depois, eles introduziram o vírus nos roedores com tumores e, ao longo de três semanas, foi verificada que a doença apresentou uma grande destruição. Isso porque esse vírus não só infecta e quebra as células cancerosas, como também tem uma proteína que inibe o crescimento dos vasos sanguíneos que as alimentam e fazem crescer.

"Vimos que pelo menos 60% dos tumores regrediram completamente, e os outros 40% tinham pequenas áreas de células tumorais com bastante necrose, que é um sinal de que o tumor estava respondendo ao tratamento", diz Sepideh.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta possibilite um novo passo nesse sentido, com um ensaio clínico entre mulheres, para avaliar a segurança do GLV-1h164 em seres humanos.

Câncer de mama triplo-negativo
O TNBC é uma forma de câncer de mama que acomete de 10% a 20% de todos os casos desse tipo de tumor. Ocorre com mais frequência em pacientes jovens, com menos de 35 anos, principalmente hispânicas e afroamericanas.

A doença é de difícil tratamento porque essas mulheres não têm três receptores hormonais – de estrogênio, progesterona e HER2 –, o que significa que elas não respondem a terapias hormonais ou imunológicas. Esse câncer inicialmente regride com quimioterapia, mas depois tende a se tornar mais agressivo e propenso à reincidência, sobretudo em estágios mais avançados.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet