Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Tempo seco deixa cidade de SP em estado de atenção

A Defesa Civil de São Paulo decretou estado de atenção em toda a cidade às 13h30 desta terça-feira (2) por conta do tempo seco, pelo segundo dia consecutivo. Segundo o órgão, o índice de umidade relativa do ar estava em torno de 28% no horário. Nesta segunda-feira (1°), o índice ficou abaixo dos 30% por volta das 12h.


O estado de atenção é decretado quando a umidade relativa do ar está entre 30% e 20%. Já o estado de alerta é decretado quando a umidade está entre 19% e 12%. A cidade entra em estado de emergência quando a umidade fica abaixo dos 12%.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, os termômetros na capital paulista registravam 31°C neste início de tarde. A umidade deverá voltar a subir até o início da noite, mas não há previsão de chuva.

Com a cidade em estado de atenção, a Defesa Civil recomenda que exercícios físicos ao ar livre sejam evitados entre 11h e 15h; que ambientes sejam umidificados por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros; que as pessoas permaneçam, sempre que possível, em locais protegidos do sol e áreas arborizadas; e o consumo de bastante água.

De acordo com a Defesa Civil, nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado. A condição propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Devido ao tempo seco, idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios podem sofrer com o ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias; piora das doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite e enfisema; ressecamento da pele; irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.

Previsão
Segundo o CGE, o clima nos próximos dias não deverá mudar em São Paulo. Uma massa de ar seco e quente que está sobre a região impede a chegada de frentes frias. Nesta quarta-feira (3), as temperaturas deverão atingir os 33°C.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet