Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Palestra sobre a situação da violência doméstica destaca estatísticas do crime em Mato Grosso

Mais de 24 mil ocorrências envolvendo violência contra mulheres foram registradas no estado durante o ano de 2011. Os dados estatísticos foram apresentados pela defensora pública Rosana dos Santos Leite, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), durante palestra realizada em Cuiabá.


Conforme dados levantados junto à Polícia Judiciária Civil, em Mato Grosso, durante o ano de 2011 foram registradas 24.400 ocorrências, frente a 21.533 noticiadas em 2010. Os crimes de ameaça e lesão corporal, em 2011, foram os mais denunciados, com respectivamente 10.143 e 5.004 ocorrências.

Na capital, Cuiabá, em todo o ano de 2011 foram identificados 16.370 registros envolvendo violência contra mulheres maiores de 18 anos. Nos primeiros oito meses deste ano já foram contabilizados 7.951. Em Várzea Grande, de janeiro a dezembro de 2011 foram 3.868, enquanto até agosto de 2012 os números apontam 2.336 registros.

Além dos números, a defensora pública apresentou sugestões para diminuição da violência doméstica. A palestra foi proferida para homens e mulheres que trabalham em prol dos direitos das mulheres, e, ainda, que possuem a meta de multiplicar em seus locais de trabalho e comunidade o que lá foi discutido.

“Devemos ter a consciência de que convivemos diariamente com mulheres que sofrem violência doméstica dentro dos lares, ou seja, o local onde elas deveriam se refugiar com a família, às vezes se torna a verdadeira prisão”, lembrou a defensora pública.

Ainda conforme Dra. Rosana, a sociedade deve conhecer a realidade da maioria das mulheres e agir para que ocorra uma diminuição do índice, até para que mais pessoas possam encontrar a paz em suas residências. “Só é possível conhecer a Lei Maria da Penha e entender o que ela proporciona à mulher vítima de violência doméstica mostrando como ela vem sendo aplicada”, afirma.

Campanha

A campanha do "Laço Branco" foi apresentada no dia da palestra como uma forma de mostrar que homens também podem dizer não à violência doméstica contra a mulher. Inclusive, na última reunião ordinária do CEDM-MT, Dra. Rosana apresentou a proposta da referida campanha, que imediatamente foi encampada pelas conselheiras presentes. “Na próxima semana já pretendemos mobilizar alguns seguimentos da sociedade com essa campanha”, antecipa.

Para se entender, a campanha do Laço Branco tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência doméstica contra a mulher.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet