Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

preocupação

Brasileiro se preocupa com coração, mas mantém maus hábitos, diz Ibope

Uma pesquisa do Ibope sobre hábitos dos brasileiros em relação à saúde cardíaca foi divulgada nesta terça-feira (9) e revela que, apesar de a maioria das pessoas demonstrar preocupação com o coração, a minoria...

Uma pesquisa do Ibope sobre hábitos dos brasileiros em relação à saúde cardíaca foi divulgada nesta terça-feira (9) e revela que, apesar de a maioria das pessoas demonstrar preocupação com o coração, a minoria faz algo efetivamente para prevenir doenças no futuro.


O estudo "Coração sob controle" foi realizado em agosto com 2.002 participantes (52% mulheres e 48% homens) de todas as regiões do país, na faixa dos 15 aos 50 anos.

Ao todo, 88% das mulheres e 83% dos homens disseram que se preocupam com a saúde cardíaca, mas a maioria não sabia que hipertensão, diabetes, colesterol alto, cigarro e idade acima dos 40 anos são fatores de risco. Apesar de as brasileiras conhecerem mais suas taxas de colesterol e consumirem mais frutas e verduras que os homens, elas (27%) praticam menos atividade física regular que eles (37%).

Segundo o nutrólogo e um dos responsáveis pela pesquisa, José Ernesto dos Santos, que também é professor do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, a mulher vai ao médico com mais frequência, mas os homens são mais ativos – muitos mantêm o hábito de jogar futebol, tênis e outras modalidades com os amigos pelo menos uma vez por semana, por exemplo.

"O sexo feminino passou a ter os problemas de saúde do masculino, além da jornada dupla. Apesar disso, em geral, a mulher está mais bem informada que o homem sobre os fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares como infarto e AVC", diz Santos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet