Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Acer vai vender netbooks com sistema Android, do Google

A Acer, terceira maior marca de computadores do mundo, planeja vender netbooks rodando com o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google --o que coloca uma ameaça potencial ao sistema operacional Windows, da Microsoft.


A empresa foi a primeira fabricante de computadores a tornar oficial o anúncio de que usará o Android nos equipamentos, semanas depois de dizer que também planeja lançar smartphones --telefones cuja capacidade se assemelha à de um computador-- na mesma plataforma de sistema operacional, até o final deste ano.

"Os netbooks de hoje ainda não estão próximos da perfeição. Em dois anos, tudo será muito diferente", previu Jim Wong, presidente global de produtos da Acer durante a Computex, conferência que acontece nesta semana, em Taipei (Taiwan).

"Se nós não continuarmos a mudar nossos dispositivos móveis, consumidores podem escolher qualquer outro [fabricante]."

Wang não quis informar números relativos à quantidade ou preço dos netbooks feitos com Android, cujo funcionamento ocorrerá por meio do processador de baixo custo e de baixa performance Atom, fabricado pela Intel.

No entanto, o executivo informou que a companhia prossegue vendendo netbooks com o sistema operacional Windows.

Baixo custo

Os netbooks são pequenos computadores portáteis, feitos para operações simples, como navegação na internet ou edição de planilhas e textos. No Brasil, o preço de cada equipamento varia --alguns equipamentos chegam a ter preços semelhantes a de notebooks.

A estratégia da Acer deve baratear o custo do netbook --as empresas pagam por volta de US$ 25 por máquina, a fim de instalar o Windows XP.

O Android tem custo mais baixo devido à natureza aberta do sistema operacional, que permite a alteração de programadores, conforme julguem necessário.

"Muitos sistemas já estão disponíveis para o consumidor, e não vamos deixar de colocar um à disposição por causa de outros", disse Wong.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet