Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

gás clandestino

Empresas clandestinas instalavam e vendiam Gás Natural Veicular

Foto: Ilustração

Empresas clandestinas instalavam e vendiam Gás Natural Veicular
Por meio de denúncia anônima o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) autuou duas empresas esta semana. Uma delas usava indevidamente o Selo do Inmetro. Foi dado um prazo de 10 dias para que procurem o Órgão e apresentem documentação para o registro. Durante o prazo de regularização elas não poderão executar os serviços. A desobediência acarretará em prejuízos ainda maiores aos responsáveis.


Até o momento apenas uma empresa em Cuiabá está devidamente registrada junto ao Ipem-MT, para efetuar os serviços de instalações e manutenções de serviços de GNV. “O Inmetro, no caso de Mato Grosso, o Ipem-MT, não pode obrigar as empresas a se registrarem, mas como já temos uma legalizada, vamos atuar para proibir as demais. O Ipem não vai tolerar irregularidades”, adverte Marli do Nascimento, diretora da Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, que participou da ação.

Desde que o GNV chegou a Cuiabá, as oficinas foram se adequando para atender o mercado. A maioria delas já esteve credenciada no Ipem-MT, mas não renovaram o registro. Segundo Marli, todas essas empresas já foram visitadas pela equipe do Instituto. “Durante as visitas, o Ipem-MT ressalta sempre a necessidade de renovação dos registros, mas não manifestaram interesse", explicou.

O coordenador da Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra, explicou que nem tanto pelo registro, "o problema é o risco de acidentes, colocando vidas em perigo”. Bento explicou ainda que “o serviço é auditado pelo Inmetro, passa por testes e o cidadão tem a garantia de que é feito por pessoas que detém conhecimentos das normas”, completou.

Os empresários autuados sabem das normas que regulamentam o exercício do trabalho e se prontificaram a regularizar a documentação necessária para dar entrada no registro e buscar informações sobre a ampliação da empresa para fazer a requalificação dos cilindros de gás, que atualmente é feita em Campo Grande/MS.

O Ipem-MT é um Órgão delegado do Inmetro e vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

REGISTRADA

Atualmente só existe uma empresa em Cuiabá, a Wilson Serviços e Instalações de GNV, regulamentada para a manutenção dos serviços de GNV. O proprietário, Wilson Vargas, está em Cuiabá há 10 anos, veio da Argentina especificamente para trabalhar com conversão de gás.

Depois que o empreendimento que trabalhava fechou, Wilson abriu uma oficina mecânica especializada na manutenção de equipamentos de GNV. “Com os serviços homologados pelo Inmetro aumentou bastante a procura, tanto para conversão nova, como os atendimentos para aqueles que fizeram clandestinamente que estão procurando para regularizar a situação. A preocupação está em evitar acidentes que podem colocar em risco a frota e os passageiros”, explicou Wilson.

Para efetuar o registro os interessados devem procurar a Diretoria da Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, na Rua Joaquim Murtinho, nº 1318, Bairro Centro Sul/Porto. Os requisitos exigidos estão expressos na Portaria 91/2007 do Inmetro.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet