Olhar Direto

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente: Programa Vigiar faz orientação sobre clima e cuidados com a saúde

A grande incidência de queimadas e a baixa umidade do ar em determinado período do ano expõe a população a doenças, principalmente as que atingem o sistema respiratório. Criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de entender, minimizar e prevenir os agravos à saúde decorrentes da poluição atmosférica, o “Programa Vigiar” é executado em Cuiabá por meio da Secretaria de Saúde, e inclui campanha publicitária educativa e a divulgação de um boletim contendo informações sobre as condições climáticas e dicas de saúde.


Para operacionalizar o programa, a Diretoria de Vigilância em Saúde e Ambiente está reestruturando a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, que atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a finalidade de reduzir a poluição do ar através de indústrias, veículos automotores, incêndios florestais, queimadas e queimas de resíduos agrícolas. Por outro lado, garantirá orientações sobre como as pessoas devem se comportar para evitar doenças provocadas pela poluição do ar.

“A secretaria vai trabalhar com uma visão mais holística, globalizada, visto que todos devemos buscar a melhor qualidade de vida do ser humano, o que, naturalmente, reduzirá os problemas de saúde”, explica o biólogo Vagner Barros, justificando a importância da Secretaria de Saúde também puxar para si a responsabilidade de atuar na redução da poluição do ar com vistas a proteger a saúde das pessoas. “Essa responsabilidade deixa de ser apenas da Secretaria de Meio Ambiente porque a poluição do ar afeta diretamente a qualidade de vida da população, trazendo graves conseqüências à sua saúde”, acrescenta o biólogo.

O boletim semanal será editado a partir de informações fornecidas pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – Inpe. Os dados serão transcritos de forma bem clara, fácil de ser entendida pela população, e as dicas de saúde serão elaboradas de acordo com as condições do clima apresentadas pelo Inpe. O Vigiar foi implantado em 2003, mas funcionou de forma muito tímida até agora, quando a Secretaria de Saúde de Cuiabá decide investir no programa, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet