Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Intercâmbio

Encontro nacional debate ensino e pesquisa policial militar em Cuiabá

Foto: Olhar Direto

Soldado Laudicério e tenente coronel Mainardi divulgam encontro sobre pesquisa e ensino

Soldado Laudicério e tenente coronel Mainardi divulgam encontro sobre pesquisa e ensino

Trezentos pesquisadores militares e civis são esperados em Cuiabá nesta segunda-feira para a abertura do 1º Encontro Nacional de Ensino Superior e Pesquisa Policial Militar no Hotel Fazenda Mato Grosso. O tema central é "Formação do Oficial da Polícia Militar na Pós-Modernidade".


A finalidade é propiciar intercâmbio às diversas áreas da segurança pública. O evento prossegue até quinta-feira (18) e é aberto a civis e militares. A palestra da abertura será com o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar, coronel Valdivino Tavares Pimentel.

“Polícia sem controle é polícia totalitária”, diz especialista em segurança pública

Além de palestras com pesquisadores renomados do tema, como os doutores em Sociologia José Vicente Tavares dos Santos (Rio Grande do Sul) e César Barreiras (Ceará), o encontro terá na sua abertura nesta segunda-feira, às 20h30, o lançamento do livro "O Papel do Administrador Hospitalar na Segurança Pública", de autoria do soldado Laudicério Aguiar Machado e doutora e professora Valéria Rueda Elias Spers, uma das palestrantes e pesquisadora de segurança pública.

"O objetivo é sempre discutir o ensino e a pesquisa policial militar para acompanhar a demanda da sociedade e diversos modelos de academias de formação de policiais", explica a diretora adjunta de Ensino da PM, tenente coronel Diva Mainardi.

Ela informa também que o debate é oportuno para discutir o processo de credenciamento e reconhecimento da PM como instituição de ensino superior. "Tem Estados que não têm Academia de Polícia, é junto com universidade. Tem Estado que a academia forma todo pessoal do segmento de segurança pública, como polícia técnica, bombeiros, policial civil, militar, do sistema prisional e socioeducativo", descreve.

Um dos auxiliares da organização e autor do livro a ser lançado, o soldado PM Laudicério relembra que o policial tem formação em academia específica da corporação. "Para se chegar ao posto de coronel tem curso. O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é graduação reconhecida. O curso para capitão e tenente coronel é reconhecido como de pós-graduação, especialização em segurança pública", cita um dos temas a ser debatido no encontro.

A tenente coronel Mainardi, por exemplo, é mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já Laudicério é doutorando em organização e gestão de pessoas pela Unimep (SP).

O encontro tem Comitê Científico e terá a apresentação de 37 trabalhos com diversos temas sobre pesquisa em segurança pública e educação. A evento é realizado pela Polícia Militar, com apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet