Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Vai à praia? Cuidado com os remédios que tomar

A AFIRMAÇÃO

Alguns medicamentos podem aumentar o risco de queimaduras solares.

OS FATOS
A maioria das pessoas sabe quais precauções tomar para proteger sua pele na praia, durante o próximo verão: muito protetor solar, reaplicar quando necessário e passar momentos na sombra, sempre que possível.

Porém, poucas pessoas sabem que uma grande quantidade de remédios comuns pode intensificar os efeitos da luz do sol, aumentando enormemente o risco de queimaduras, erupções e outros problemas de pele, mesmo após um curto período no sol. Estudos mostram que isso pode acontecer pelo menos de duas formas.

A primeira, conhecida como reação fotoalérgica, ocorre quando certo remédio ou substância é aplicada diretamente à pele. Os raios ultravioletas do sol transformam a substância de maneira a provocar o sistema imunológico, levando a irritações de pele e feridas parecidas com um eczema. O aparecimento de sintomas visíveis geralmente leva de 24 horas a alguns dias.

Muito mais comum é um fenômeno chamado reação fototóxica. Ela ocorre quando uma pessoa ingere o remédio ou substância em questão, e então fica algum tempo sob o sol. Expor a pele aos raios ultravioletas estimula as moléculas da substância ingerida, causando danos ao tecido – vermelhidão severa e queimaduras, por exemplo – que são quase imediatamente aparentes.

A lista de remédios capazes de causar a sensibilidade ao sol é longa, mas entre os principais malfeitores estão antibióticos como tetracycline, alguns anti-histamínicos e antimicrobiais tópicos. O melhor remédio é limitar o uso da substância ou tomar precauções adicionais, como o uso de roupas protetoras.

A CONCLUSÃO
Muitos medicamentos podem aumentar a sensibilidade à luz do sol em algumas pessoas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet