Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

A corrida por 2014: sequência deixa uruguaios e portugueses em alerta

À medida que a Copa de 2014 se aproxima, muitas seleções vão caindo fora do caminho que leva ao Brasil ou então veem a situação se complicar. Com o fim de mais uma rodada das eliminatórias na última terça, equipes com boas participações nos últimos Mundiais, como Portugal, Uruguai e Turquia, tropeçaram e vão precisar trabalhar dobrado nas próximas rodadas. Há também o caso curioso do Taiti, garantido na Copa das Confederações, mas eliminado da disputa na Oceania de forma precoce.À medida que a Copa de 2014 se aproxima, muitas seleções vão caindo fora do caminho que leva ao Brasil ou então veem a situação se complicar. Com o fim de mais uma rodada das eliminatórias na última terça, equipes com boas participações nos últimos Mundiais, como Portugal, Uruguai e Turquia, tropeçaram e vão precisar trabalhar dobrado nas próximas rodadas. Há também o caso curioso do Taiti, garantido na Copa das Confederações, mas eliminado da disputa na Oceania de forma precoce.


Até agora, o Brasil é a única seleção garantida na competição por ser a sede do evento. As outras 31 vagas estão em aberto e serão distribuídas em seis eliminatórias continentais: América do Norte e Central (3,5), África (5), Ásia (4,5) - esta é a única disputa que tem jogos ainda neste ano -, Oceania (0,5), América do Sul (4,5) e Europa (13). O GLOBOESPORTE.COM rodou o mundo da bola para analisar como a corrida anda continente por continente.

América do Sul

Equipes que passaram da fase de grupos na Copa de 2010, Uruguai, Chile e Paraguai correm um perigo real de não irem ao Brasil em 2014. O caso da seleção albirroja é o mais dramático. Embora venham de vitória sobre o Peru, os Guaranis estão na lanterna das eliminatórias, a cinco pontos do Uruguai, equipe que ainda precisaria ir à repescagem contra um asiático caso a disputa terminasse hoje. A situação da seleção de Loco Abreu e Forlán também não é das mais confortáveis. Os últimos cinco dias reservaram duas duras derrotas e, de quebra, a queda para a quinta colocação, fora da zona de classificação direta para o Mundial. Também pudera, afinal, em quatro rodadas, foram apenas dois gols marcados, um empate em casa com o Equador e três goleadas sofridas: Bolívia (4 a 1), Argentina (3 a 0) e Colômbia (4 a 0).

- Não estamos mortos, vamos lutar. Temos chances. É uma questão de procurar fazer as coisas certas nas sete rodadas que faltam. Contra o Paraguai, começará a hora da verdade – disse o técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, referindo-se ao próximo duelo da Celeste, no fim de março de 2013.

Já o Chile, que ocupou a primeira colocação na sexta rodada, também está em queda e vai virar o ano fora de qualquer zona de classificação para o Mundial de 2014, na amarga sexta posição. A sete rodadas do fim, além da líder isolada Argentina, Equador, Colômbia e Venezuela iriam carimbar o passaporte caso a disputa terminasse hoje.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet