Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Esportes

De Canarana

Entre a música e estudos, jovem é convocada para seleção de basquete

Foto: Lucas Bólico - OD

Entre a música e estudos, jovem é convocada para seleção de basquete
Mariana Laimer da Rosa joga basquete com o pai e os irmãos desde os 5 anos de idade. Hoje, com 13, foi convocada para a seleção mato-grossense sub-15 e se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro em Santa Catarina.


Tirone admite prêmio para Palmeiras sair da degola: ‘Vamos saber reconhecer’
"Fiz tudo o que o Adriano faz, mas nunca faltei", diz Edmundo

Apesar do amor pelo esporte, nem tudo são certezas na carreira da jovem. Além do basquete, Mariana toca violão, pensa em seguir uma carreira artística e ainda tem uma terceira opção paralela para o futuro. “O irmão dela vai prestar vestibular para engenharia civil e ela está se identificando. Então ela está em um mundo que o esporte está ativo, por outro lado, é muito nova, tem 13 anos”, afirma o pai, Marcos da Rosa.

“Ela está em um momento da vida que não tem que definir nada, tem é que continuar estudando”, completa o pai. Mariana corrobora a indefinição, mas revela uma esperança de seguir jogando basquete. “Após o Campeonato Brasileiro, vou juntar tudo, juntar esses três e continuar treinando [basquete, música e estudos], mas talvez venham propostas depois do brasileiro”, diz.

Além das incertezas, Mariana ainda tem que driblar a distância dos grande centros. Moradora de Canarana, a 850 quilômetros de Cuiabá, a jovem não conta com apoios ou patrocínios para seguir a carreira de esportista.

“Nós moramos a 850 quilômetros daqui, o treinador é de Sorriso, ela não tem idade para ir para Sorriso sozinha, então se ela escolher o esporte, vai ter que ser no sacrifício, perdendo algumas aulas”, diz o pai. “Apareceu uma oportunidade num momento difícil da vida, que não tem como ela se desprender dos pais e nem tem como a gente largar ela, então tem que ver como a gente vai conduzir essa situação”, completa.

Para o pai, a Secretaria Municipal de Esportes de Canarana, que incentivou os jovens do município a participar dos jogos nos quais a garota foi descoberta, poderia contribuir neste momento. “O Estado é muito grande, não tem apoio. A Secretaria de Esportes do município incentivou para que as escolas participassem dos jogos estudantis, regionais e estadual. Ela teve que fazer toda essa volta de 1.400 quilômetros de Canarana para Sinop para disputar o estadual. A secretaria incentivou e quando chegou nesse momento ela está abandonada”, reclama.

“Ninguém está ajudando ela a pagar conta, a conduzir o processo. Qual é a responsabilidade do município, já que ele incentivou? E se saem outras crianças como ela, com potencial de se fazer alguma coisa? Qual o cuidado que o município está tendo com esses potenciais? Jogam a batata quente nas mãos dos pais e os pais têm que arcar com tudo, inclusive com as despesas inerentes a esse processo todo”, declara.

O pai relata que teve auxílio parcial da prefeitura de Canarana. “O município ajudou, colocou um ônibus inadequado para trazer os alunos do basquete e do futsal. 1.350 quilômetros para ir aos [jogos] estaduais em Sinop. Quando você chega aos locais, tem alojamento e tem comida, mas a partir desse processo, ela está só. Levei ela por conta própria a Sinop na semana passada, até aqui foi por conta da gente”, diz.

Os jogos do campeonato brasileiro de basquete começam no próximo dia 22 e Mariana já está treinando com a seleção mato-grossense. Apesar da habilidade no esporte, nada está definido, já que os desafios são muitos e ela só tem 13 anos.

"A gente não buscou, até pra entender qual a responsabilidade do Estado nisso tudo. Ninguém nunca ligou. Se incentiva para que o cidadão participe de qualquer processo, ele tem que ir até o final, ou ele não tenha a resposabilidade de incentivar. Depois que ela se apresenta é por conta da federação, mas até aqui houve incentivo, mas não houve responsabilidade", lamenta.



Atualizada

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet