Para melhor atender as necessidades de cada município, membros do Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) estão recebendo orientações por meio de palestras sobre as funções dos Consegs na sociedade e contribuição para a garantir a segurança em cada município.Na palestra, os membros dos Consegs também estão sendo orientados em como buscar parcerias com órgãos estaduais e federais.
Todos os municípios de Mato Grosso já contam com Conselhos Comunitários, que é uma meta da Secretaria de Segurança Pública para mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentamento da criminalidade.
Os Conselhos Comunitários de Segurança foram instituídos em Mato Grosso no ano de 2002, com o objetivo de aproximar a população dos órgãos de segurança pública, bem como mobilizar e envolver lideranças comunitárias na discussão de problemas locais ligados à segurança.
Os presidentes dos Consegs são cidadãos civis indicados pela comunidade. Cabe a eles, junto às autoridades policiais e as de outros órgãos públicos direta ou indiretamente ligados à segurança pública, a discussão e adoção de medidas práticas que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades, especialmente aquelas que apresentem maior exposição a fatores de risco que interfiram na dignidade humana.
Liderar e incentivar a comunidade para participar e apoiar as estratégias de policiamento comunitário desenvolvido pelos organismos de segurança pública, é uma das funções dos presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança, que, além de apoiarem as iniciativas dos órgãos de segurança, devem auxiliar no combate às causas da violência e criminalidade, e desenvolver campanhas educativas, visando orientar a população.