Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Cobranças são feitas para mais investimentos na segurança em municípios de fronteira

A audiência pública que discutiu as diretrizes do programa Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira) em Cáceres (220 km de Cuiabá) foi avaliada pelas autoridades presentes como positiva por diversas autoridades.


Participaram da reunião integrantes do GGI-F (Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira), representantes das polícias civil, militar e federal, do Exército, e de políticos da região.

O requerimento da audiência pública foi feito pelo deputado estadual Airton Português (PSD). Cerca de 150 pessoas estiveram no Sesi Clube, em Cáceres. Houve explanação de investimentos do governo federal, resultados da operação Ágata e várias pessoas fizeram perguntas com temas direcionados à falta de segurança, principalmente em Cáceres.

O major Wankley Rodrigues, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), por exemplo, fez explanação sobre investimentos dos governos federal e estadual na região oeste, fronteira com a Bolívia que tem 700 km de linha seca com Mato Grosso.

Segundo o major, já foram feitas 6 reuniões este semestre para elaboração do plano de fronteira. Este ano, o governo federal já destinou cerca de R$ 13 milhões para aplicação em compra de equipamentos para serem usados no combate ao narcotráfico. Por enquanto, só chegaram R$ 6 milhões.

O comandante do 2º Befron (Batalhão de Fronteira), tenente-coronel João Henrique Marinho, disse que a realização da audiência foi oportuna para a sociedade discutir os investimentos na fronteira. O oficial do Exército, que representou o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Carlos Alberto Massi, apontou alguns dados a respeito da realização da operação Ágata, desenvolvida pelas Forças Armadas, realizada em setembro/outubro.

Segundo o comandante do Befron, o Exército realizou 1.200 patrulhas a pé e motorizada e fez centenas de abordagens em veículos e pessoas. O oficial também disse que é favorável à criação da Base Aérea de Cáceres.

O promotor de Justiça de Cáceres, Samuel Funjilo, afirmou que o município vem passando por situação de criminalidade preocupante. Segundo ele, o número de roubos e furtos aumentou nos últimos anos. Funjilo aproveitou a fala para cobrar do secretário de Segurança do Estado, Diógenes Curado, sobre o que vem sendo feito para minimizar a situação.

Depois da fala de autoridades, representantes do Legislativo e da sociedade fizeram questionamentos dobre a segurança nos municípios da faixa de fronteira. A vereadora eleita por Cáceres, Valdeníria Dutra, por exemplo, também pediu mais atenção à segurança pública no município.

Sobre essa questão, o secretário afirmou que a Secretaria de Segurança já está ampliando o monitoramento com câmeras nas principais ruas e avenidas de Cáceres, que é um município polo. Curado disse ainda que o governo do Estado está descentralizando o sistema de inteligência, justamente para monitorar o crime organizado.

No final da audiência pública, o deputado Airton Português agradeceu aos presentes e disse que a reunião com autoridades de segurança pública do Estado serviu para mostrar que a população está atenta à essa questão. “Estamos cobrando o governo e acompanhando as ações desenvolvidas pelo executivo em relação à segurança na fronteira e em todo Estado”, afirmou Português.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet