Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

reforma política

Fraudes em resultado de pesquisas eleitorais leva Câmara a instalar CPI

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), vice-líder do PSB na Câmara e membro da Comissão de Reforma Política do Congresso nacional, declarou ser favorável à proibição da divulgação de pesquisas eleitorais a partir do mês de setembro

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), vice-líder do PSB na Câmara e membro da Comissão de Reforma Política do Congresso nacional, declarou ser favorável à proibição da divulgação de pesquisas eleitorais a partir do mês de setembro

As fraudes na divulgação de pesquisas eleitorais levou os líderes partidários a coletar assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de institutos de pesquisa na divulgação de pesquisas nas últimas eleições municipais. A Secretaria-Geral da Mesa recebeu oficialmente o requerimento com 225 assinaturas das 171 necessárias para a abertura da CPI.


O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), recolheu as assinaturas em três dias e disse contar com o apoio de 80% dos líderes partidários. Segundo Figueiredo, o primeiro passo da futura CPI seria requisitar dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pesquisas registradas e que tiveram erros maiores que o esperado.

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), vice-líder do PSB na Câmara e membro da Comissão de Reforma Política do Congresso Nacional, declarou ser favorável à proibição da divulgação de pesquisas eleitorais a partir do mês de setembro nos anos eleitorais. Na avaliação do parlamentar, as pesquisas têm sido utilizadas de forma maldosa para construir resultados.

“O que estamos vendo é um processo de ilusão do eleitor através de pesquisas. Isso está claro! Há uma verdadeira guerra de pesquisas e temos que tomar providências urgentemente porque estão manipulando a convicção do eleitor através de resultados fraudados", disparou Valtenir.

A intenção inicial do deputado é encontrar uma forma de evitar fraudes nos resultados das pesquisas. Valtenir vai sugerir à Comissão de Reforma Política que a responsabilidae sobre as pesquisas seja exclusiva do TSE. Levando-se em conta a dificuldade de colocar a proposta em prática, ele já pensa em soluções radicais, como a proibição da divulgação dos resultados a partir do mês de setembro. A partir deste período, as pesquisas seriam permitidas apenas para consumo interno.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet