Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

fantástico

Britânico que perdeu o braço testa membro biônico capaz até de beliscar

Um metalúrgico inglês que perdeu metade do braço direito após um acidente de trabalho em uma fundição há seis anos é uma das sete pessoas do mundo a usar uma prótese mecânica de alumínio e fibra de carbono...

Foto: (Foto: Daily Mail/Reprodução)

Homem testará prótese por quatro meses e já recupera funções do dia a dia

Homem testará prótese por quatro meses e já recupera funções do dia a dia

Um metalúrgico inglês que perdeu metade do braço direito após um acidente de trabalho em uma fundição há seis anos é uma das sete pessoas do mundo a usar uma prótese mecânica de alumínio e fibra de carbono que permite controlar os movimentos pelo cérebro.


Nigel Ackland, de 53 anos, vive no condado de Cambridge e havia amputado o braço abaixo do cotovelo seis meses após várias operações e infecções. Segundo ele, a nova mão o faz sentir o próprio "Exterminador do Futuro", interpretado por Arnold Schwarzenegger no filme homônimo de ficção científica lançado em 1984.

O membro biônico se move como se fosse real, ao responder às contrações musculares do paciente. Com a prótese, Ackland – que acabou se aposentando logo depois do acidente – já consegue se vestir novamente, digitar, amarrar o cadarço, guiar os cães e descascar legumes. O novo braço é capaz de fechar o punho, apontar o dedo e até beliscar.

O sinal enviado ao cérebro para operar esse braço futurístico é o mesmo que Ackland mandava para mexer o membro antigo. Quando os músculos da parte superior do braço direito são dobrados, os sensores detectam o movimento e desencadeiam uma série de 14 apertos pré-programados, que imitam as ações humanas.

Segundo o inglês, o novo membro lhe devolveu qualidade de vida, pois ele não queria que as pessoas sentissem pena ou se afastassem dele. Antes disso, Ackland chegou a usar um gancho no lugar da mão. A esperança do paciente agora é de que ele possa voltar a tocar piano e saxofone.

Se passar nos testes de quatro meses, o produto da empresa RSLSteeper poderá ser vendido ao público em geral. No mercado, haveria uma cobertura realística de silicone, disponível em 19 tons de pele.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet