Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Rio Cuiabá é o principal objeto de ações na Semana do Meio Ambiente

O setor produtivo do estado de Mato Grosso lança, como parte das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente, mais uma etapa do reflorestamento das matas ciliares do Rio Cuiabá.


Numa ação conjunta entre iniciativa privada e instituições públicas, para recuperar áreas degradadas, o Instituto Ação Verde assina um termo de cooperação técnica com as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, além de Empaer-MT e Sema-MT. O evento acontece na sexta-feira (05) - Dia Mundial do Meio Ambiente – às 09 horas, no Parque Mãe Bonifácia.

A assinatura marca o início dos trabalhos de levantamento sócio-econômico e ambiental sobre os ribeirinhos e as propriedades situadas nas margens do Rio Cuiabá nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé. Para isso, uma chalana com técnicos ambientais a bordo começa a percorrer, a partir da semana que vem, cerca de 380 km do rio, que abriga hoje cerca de 84% da população, concentrada, principalmente, nesta região metropolitana.

O processo ainda continua com levantamentos florísticos, identificação de espécies nativas da região e manutenção de viveiros itinerantes, com capacidade para produzir cerca de 400 mil mudas por ano.

Em sua fase inicial, o projeto desenvolveu estas mesmas atividades em Santo Antônio de Leverger para conhecer melhor a situação das matas ciliares em 120 km de rio. Nesta localidade, o projeto fez um cadastramento com 543 famílias e realizou um diagnóstico ambiental das propriedades, compreendendo melhor quem é morador ribeirinho, expectativas, necessidades e condições dos terrenos.

Sabe-se, por exemplo, que 33% desses moradores vivem da pesca e que 38 % das propriedades possuem erosão na margem do rio. No final de março foi dado o início do plantio nas regiões lá cadastradas, com a participação maciça da comunidade Barranco Alto..

Estas ações fazem parte do Projeto Verde Rio, que – num desafio inovador – tem o objetivo recuperar, até o ano de 2020, 100 % das matas ciliares dos principais rios do estado de Mato Grosso.

Além da ação de recuperação das matas ciliares, o setor produtivo tem como meta o envolvimento dos moradores das regiões contempladas pelo Projeto. Em Santo Antônio, por exemplo, Sema, Empaer, Secretaria de Meio Ambiente de Sto. Antônio e Fiemt colaboraram com debates e palestras, motivando a conscientização ambiental e colocando-se à disposição dos ribeirinhos para dúvidas e ajudas necessárias.

Além do Rio Cuiabá, o Instituto Ação Verde vai levar o Projeto Verde Rio para mais oito rios do estado de Mato Grosso. Portanto, a partir de 2010, as regiões dos rios Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, das Mortes, Piqueri e São Lorenço também serão visitadas.

O Projeto Verde Rio é uma iniciativa do setor produtivo de Mato Grosso, por meio do Instituto Ação Verde, e conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, SEMA, SEDER, MT Floresta, Empaer, UFMT, Oi e Energética Águas da Pedra.

Instituto Ação Verde - O Instituto Ação Verde é uma OSCIP, que tem como objetivo desenvolver ações que promovam o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva de Mato Grosso. É formado pelas entidades: Fiemt, Famato, Acrimat, Aprosoja, Cipem e Sindalcool.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet