Olhar Direto

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Brasil

Ministério da Justiça aceita discutir reestruturação de carreira da PF



O Ministério da Justiça receberá, no dia 19, representantes da Polícia Federal (PF) para discutir a reestruturação das carreiras de agente, escrivão e papiloscopistas da instituição policial.

O assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, informou que o governo quer primeiro entender quais são as reinvindicações da categoria, pois haveria 'uma profusão de propostas', disse ele durante audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

As reivindicações, que envolvem a equiparação da atividade com outras de nível superior, entre outros pontos, motivou a greve da categoria em 2012, que terminou apenas em meados de outubro e sem reajuste salarial.

O movimento grevista deste ano, que começou com os professores de universidades federais, em maio, e teve seu ápice entre julho e agosto, resultou na concessão de reajuste salarial para 92% das categorias do serviço público federal. Mas ficaram de fora, entre outros, os policiais federais e os auditores-fiscais da Receita Federal.

A adesão em massa à greve alertou o governo, que fixou como meta a elaboração de nova Lei de Greve para o serviço público. A meta inicial era enviar a proposta para o Congresso ainda em 2012, mas a última previsão é que o texto deverá seguir para o Legislativo somente no início do próximo ano.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, também presente à audiência na Câmara, disse que o objetivo da regulamentação do direito de greve e a institucionalização das negociações servirão para dar 'mais segurança' ao governo e aos servidores. 'Ninguém pretende restringir nada', assegurou. As categorias que ficaram sem reajuste salarial em 2012 poderão iniciar novas conversas nesse sentido a partir de janeiro de 2013, segundo ele.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet