Olhar Direto

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Brasil

Rua da Aurora, no Recife, ganha grade para 'cadeados do amor'

Recife entrou na onda dos "cadeados do amor". Cidades da França, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, República Checa e Turquia já têm pontos famosos onde moradores e turistas trancam o objeto, simbolizando a eternidade do sentimento. Neste domingo (11), a Rua da Aurora, na Boa Vista, uma área de grande interesse turístico no centro do Recife, ganhou uma grande de ferro onde pessoas podem deixar o seu cadeado.


O projeto foi idealizado pelo estudante de gestão de Turismo do IFPE Diego Lima. "Nunca viajei para fora do país. Soube dos cadeados do amor durante uma aula de história, em agosto deste ano. Pesquisei sobre eles e pensei em fazer o mesmo aqui no Recife", disse.

O primeiro local escolhido foi a Ponte de Ferro, na Boa Vista. Mas o ponto é tombado como patrimônio histórico e a Prefeitura não liberou. As grades que margeiam o Rio Capibaribe, na Rua da Aurora, também foram lembradas, mas são igualmente preservadas. "Depois de um longo processo, conseguimos autorização. Compramos uma grade de ferro, por R$ 150, com desconto, e hoje estamos aqui, muito empolgados com o projeto", comentou Diego.

A expectativa é que o Cadeados da Aurora movimente o espaço. "Podem achar que isso é uma cópia de outros países, mas o mundo é globalizado, nós sempre estamos pegando referências de outras culturas. Quando turistas chegaram aqui, vão se identificar também", apontou o estudante de Turismo da Faculdade Metropolitana Alef Melo, que colaborou com o projeto.

A grade fica em frente ao Ginásio Pernambucano, próximo à escultura do caranguejo gigante. Especialmente nesta tarde, os cadeados estavam sendo entregues de graça. Quem quisesse, pagava R$ 2 para gravar palavras no objeto. A ideia é que as pessoas não jogem as chaves no Rio Capibaribe, por questões ambientais.

A biomédica Renata Cavalcanti e o editor de vídeo Fernando Queiroz entraram na brincadeira. Eles colocaram no cadeado seus nomes e a data em que começaram a namorar. "Para mim, isso simboliza que o nosso amor nunca acabe, que está trancado a sete chaves. Esse é, pelo menos, o nosso desejo", falou Renata.

A estudante Priscilla Fanny aproveitou para fazer uma declaração de amor ao ex-noivo Guilherme Matos. "Eu acabei o relacionamento por conta de umas brigas bestas, me arrependi, mas agora foi ele quem se 'arretou'. Esse cadeado é para dizer que o meu amor por ele é eterno."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet